Quem são os pré-candidatos cotados para disputar o Governo do Piauí em 2022?

Da esquerda para direita Marcelo Castro, Rafael Fonteles, Ciro Nogueira, Gessy Fonseca e Heráclito Fortes (Foto: Montagem/ OitoMeia)

Em ano pré-eleitoral as configurações para palanques na disputa majoritária já começam a ser formatadas. A medida em que o tempo se sucede, essa conjuntura começa a ganhar corpo.

Ouvindo fontes e observando o cenário, é possível dividir os nomes dos pré-candidatos em três grupos: aqueles que estarão com a situação, comandada pelo governador Wellington Dias (PT), os que acompanharão o senador Ciro Nogueira (Progressistas), tido como o principal líder da oposição, e aqueles se apresentam como uma “terceira via”.

PRÉ-CANDIDATOS DA SITUAÇÃO

Rafael Fonteles

No campo da base governista, o secretário de Fazenda Rafael Fonteles (PT) é tido como certo entre petistas, e seu nome já tem sido levado às bases no interior. Coordenador do PRO Piauí, o secretário tem se posicionado cada vez mais como um possível candidato.

Secretário Rafael Fonteles (Foto: Divulgação)

Marcelo Castro

Outro nome que tem sido especulado para representar a base é o do senador Marcelo Castro (MDB). No partido, existe grupo que defende candidatura própria. O posicionamento foi seguido pelo próprio prefeito de Teresina Dr Pessoa (MDB), que argumentou sobre a sigla ter crescido e que deve apresentar nome para a disputa.

Em reunião da legenda em fevereiro Marcelo Castro confirmou à imprensa que o MDB terá espaço na chapa majoritária do Governo. Ou seja, governador, vice ou senador.

Senador Marcelo Castro (Foto: Divulgação)

PRÉ-CANDIDATOS DE OPOSIÇÃO

Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira anunciou sua pré-candidatura em uma coletiva de imprensa no final de abril. Na oportunidade, o parlamentar afirmou que terá, inclusive, o apoio de parlamentares que estão na base governista.

Forte aliado do presidente Bolsonaro, Ciro tem feito muitas críticas à gestão petista. Em outra oportunidade, disse que o governador Wellington Dias tem colocado os interesses do PT acima dos piauienses.

Senador Ciro Nogueira (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

Gessy Fonseca

No decorrer desta semana, a secretária municipal de Economia Solidária Gessy Fonseca (PSC) confirmou a “possibilidade real” de disputar o pleito e se colocou neste grupo daqueles que não pretendem estar no palanque de Wellington ou Ciro.

Secretária Gessy Fonseca (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

Heráclito Fortes

Outro que firmou posição foi o ex-vice-prefeito de Teresina e presidente estadual do Democratas, Ronney Lustosa, que confirmou pré-candidatura própria do partido, possivelmente encabeçada pelo deputado federal Heráclito Fortes (DEM). O ex-gestor relembrou que a sigla “sentiu na pele o peso de ser oposição” e que não abre mão deste posicionamento.

Deputado Heráclito Fortes (Foto: Divulgação) (Por:Paula Sampaio)

Deixe uma resposta