Secretário Florentino Neto é contra desativar leitos de UTI Covid no Piauí

O Boletim da secretaria estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) mostrou que 91,3% dos leitos de UTI Covid no Estado estão ocupados. Ou seja, das 424 vagas de Terapia Intensiva, apenas 37 estão livres. O secretário de Saúde, Florentino Neto, em entrevista à TV Cidade Verde, informou que, apesar da lotação, não há “fila de espera” por UTI no Piauí. Nesta segunda-feira, 17, um total de 13 pessoas aguardavam ser transferidas para leito de UTI e dependiam do processo de regulação.

Secretário Florentino Neto

“Há vagas. Das 13, apenas sete pessoas ainda estão aguardando o processo de transferência. Não se pode falar em fila”, disse o secretário. Florentino Neto defende que, apesar da redução nas internações e óbitos, os leitos clínicos e UTI Covid não podem ser desativados.  

“Todo o processo de flexibilização é alinhado com a ciência, após avaliação técnica. Para que possamos seguir diminuindo as medidas restritivas precisamos sempre da colaboração da sociedade. A partir do momento em que temos uma redução dos índices entendemos que é o momento de diminuir essas restrições, porém sem relaxar com os cuidados necessários para evitar a doença. No fim do ano passado quando a situação estava mais controlada nunca consideramos a Covid uma página virada ou o colapso com possibilidade de não acontecer. Agora não podemos deixar de considerar que o número de óbitos caiu. Temos uma situação que nos permite atender a todos com os leitos que temos, mas não podemos desativar leitos. Os leitos têm que continuar ativos”, disse o secretário.

Deixe uma resposta