Campanha em Parnaíba arrecada doações para combater a pobreza menstrual

A pobreza menstrual é um assunto debatido no mundo todo, o problema é considerado uma questão de saúde pública já que está relacionado à desigualdade social. Ele acontece quando as mulheres não têm condições para comprar produtos adequados e garantir assim a higiene no período menstrual, essa dificuldade de acesso pode acabar causando danos na saúde física e mental.

Em Parnaíba o projeto social Pobreza Menstrual PHB busca ajudar meninas a adquirir absorventes e manter a qualidade de vida. Segundo a influenciadora da iniciativa, Dorane França, 32 meninas já foram cadastradas e são beneficiadas com a ação. “A gente fez numa pesquisa de campo, e muitas usavam jornal enrolado na calcinha pra conter o fluxo menstrual. Então, isso é assustador pra gente, em pleno século XXI que as meninas estejam utilizando esse método. Outras usavam pano com papel higiênico”, relatou Dorane.

Em entrevista para Tv Costa Norte, ela contou sobre a importância de falar sobre o assunto que ainda é considerado tabu. “É importante falar sobre menstruação porque é um processo natural de toda mulher, todo mês todas as mulheres passam por isso, é uma explosão de sentimentos que ela tem. Imagine você em uma situação dessa: mulher, tem poucos recursos financeiros, é vulnerável e está passando por uma situação em que não pode comprar um absorvente. Isso é muito agravante e está acontecendo em Paranaíba”, comentou a influenciadora.

Saiba como colaborar:

Deixe uma resposta