O que é mesmo que faz uma subprefeitura de Parnaíba???

Desde a gestão Florentino Neto que tenho perguntado quais as reais funções de um subprefeito de Parnaíba, cargo criada no organograma administrativo da Prefeitura,  na gestão que antecedeu o atual prefeito Mão Santa. Sim, porque quando Parnaíba era maior, lembro bem, que a ela pertenciam como zona rural a Ilha Grande de Santa Isabel e Bom Princípio (hoje municípios emancipados), nunca foi preciso isso.

ex-vereador Joãozinho Unimagem ocupa uma subprefeitura de Parnaíba

Mão Santa se elegeu criticando o organograma administrativo do seu antecessor, por possuir muitas secretarias, diretorias, superintendências e similares. Na gestão dele, de 2017/2020, o próprio MS acumulou as 3 subprefeitruas que existiram na gestão Florentino  Neto. Assim como a secretária Gracinha acumulou e ainda acumula algumas secretaras e a EMPAisso para “economizar”. Quatro anos se passaram e o prefeito não teve coragem de fazer uma reforma administrativa, enxugando a máquina. E pouco a pouco os muitos cargos criados pela administração do PT, tão criticados por ele, foram sendo preenchidos por correligionários.

Agora, ao que se comenta, nesta atual gestão iniciada em janeiro último, a coisa esparramou. Cria-se uma espécie de “trem da alegria” (cabide de empregos) na administração, distribuindo-se portarias à esmo, inclusive para as subprefeituras. O ex-vereador Joãozinho Unimagem (MDB), por exemplo, que não se reelegeu porque só conseguiu pouco mais de 500 votos, ganhou o cargo de subprefeito. O ex-vereador Bernardo Lima DEM), do partido do prefeito, ficou de fora. Qual o critério da escolha?  E o que faz o titular o cargo? 

Vejam que neste comentário não se xingou ninguém. Estamos fazendo questionamentos, apenas. E perguntar não ofende. Mas, existem pessoas detentoras de portarias na prefeitura, que não fazem nada porque não sabem. E tão logo se questione a administração muncipal, lá vão elas para as redes sociais xingar quem ousou criticar a gestão.

Olhem, baixem a bola! A administração municipal não é perfeita, embora queiram fazer crer que assim o seja. Erros existem aos montes. Ao invés de respostas com xingamentos e deboches, respondam com seriedade, afinal, governos devem dar satisfação ao povo, que elege os governantes e os sustenta. E Parnaíba não é uma Ilha de Excelência, governada por quem não erra nunca. Só perguntamos isso: o que é que faz um subprefeito de Parnaíba? Qual a função de uma subprefeitura???

Deixe uma resposta