Populacão relaxa medidas de proteção e nova onda de Covid pode atingir o Piauí em 15 dias

relaxamento de medidas de proteção como o uso de máscaras pode provocar nos próximos 15 a 20 dias uma nova e grande onda de Covid-19, com um aumento considerável no número de infectados pelo novo coronavírus e o consequente crescimento dos casos e de mortes pela doença no Piauí.

Bolsonaro não usa máscaras e provoca muitas aglomerações no País

Incentivada por negacionistas como Jair Bolsonaro e por falta de fiscalização rígida e de orientação única de como se prevenir na pandemia, boa parte da população relaxou no uso de máscaras, no isolamento e no distanciamento social nas principais cidades do Piauí, especialmente na periferia de Teresina.

Esse comportamento já vem chamando a atenção dos especialistas e preocupando as autoridades da área saúde, que já estudam a possibilidade de adotar novas medidas restritivas para evitar colapso na rede de hospitais públicos e privados que cuidam da Covid.

Para estudiosos que acompanham a evolução da pandemia, outro fator que pode ter influenciado no relaxamento das medidas sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus foi a própria vacina. Eles dizem que muita gente que recebeu a primeira dose do imunizante sentiu-se como se estivesse totalmente protegida e relaxou nos cuidados para evitar a doença.

Neste fim de semana, por exemplo, festas e aglomeração foram registadas na maioria dos bairros e na Zona Rural de Teresina. Nos bares, mercadinhos e outros pontos comerciais de áreas movimentadas da cidade o que se via era gente sem máscaras e aglomeradas, como se a pandemia estivesse acabado.

O resultado desse relaxamento verificado no fim de semana só deve aparecer dentro de 15 dias, tempo em que os sintomas aparecem e a doença leva para se agravar ou curar.

Para especialistas, sobretudo infectologistas, esse comportamento é muito propício para surgimento de uma nova e grande onda de contaminação pelo novo coronavírus e o aumento de casos e de mortes por Covid-19.

Piauí em alerta

Não custa lembrar que na segunda quinzena de maio o Piauí passou vários dias contabilizando elevação no número de novos casos e de mortes por Covid-19.

De sexta-feira (11) para sábado (12) foram resgistrados no estado 610 novos casos de pessoas infectadas pelo novo corononavírus e 19 mortes por Covid-19. Do início da pandemia até hoje (13) foram notificados 284.782 casos da doença com 6,2 mil mortes.

Deixe uma resposta