Por que o teste do pezinho é tão importante para a saúde do bebê?

O teste do pezinho faz parte do que chamamos de triagem neonatal, testes preventivos, que investigam diversas doenças. Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito de realizar gratuitamente o teste do pezinho. 

O Teste do pezinho é um exame realizado entre o terceiro e o quinto dia do nascimento do bebê e consiste na coleta de algumas gotinhas de san­gue do calcanhar em papel filtro especial. O exame é feito nesse local porque nele estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue. 

“Aqui no Hospital e Maternidade Marques Basto realizamos o teste do pezinho simples, gratuitamente de terça a sexta-feira. O teste é importante porque ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença meta­bólica. Isso acontece por causa da placenta, que fornece nutrientes e promove a filtra­gem de metabólitos tóxicos”, explicou a técnica responsável  Erivania Ferreira de Araújo. 

Erivania reforça que é importante amamentar a criança antes de fazer o teste para obter um diagnóstico mais fácil e com resultados mais preciso. Por ser rápido e pouco invasivo, o exame não causa riscos ao bebê. 

Deixe uma resposta