Rotary Club de Parnaíba doa Capacetes Elmo para o Hospital Dirceu Arcoverde

Representantes dos 3 Clubes de Rotary de Parnaíba estiveram no início da tarde desta sexta-feira (18), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA) para fazerem a entrega de alguns Capacetes Elmo, uma tecnologia desenvolvida no Ceará que muito tem ajudado a salvar vidas de pacientes acometidas pela Covid-19. Os rotarianos foram recebidos pela Diretora Geral do Hospital, Marisa Corrêa, Diretor Clínico, médico Carlos Teixeira e Diretora Administrativa, Janaílda Furtado, além do coordenador de fisioterapia do hospital, Tiago Judá.

Diretora do Heda- Marisa e Dr. João Rocha, representante do governador do Distrito 4.490, Renê Cruz, assinaram ato de doação.

O advogado João Medeiros Rocha explicou o trabalho que o Rotary Internacional tem desenvolvido desde o início da pandemia, com algumas ações assistenciais, como distribuição cestas básicas para pessoas em situação de rua, dentre outras. “Somos do Distrito 4.490 que representa os estados do Piaui Ceará e Maranhão. E a ideia do Elmo foi do Rotary Fortaleza Alagadiço, que fez um projeto, aprovado pelo Rotay internaccional  e o distrito 4.490 resolveu distribuir a todos os rotarys, do distrito. Foi adquirida uma certa quantidade de Capacetes que já foram distribuídas, inclusive em Teresina. Para Parnaiba ficaram 5, cuja entrega estamos formalizando,  para abririmos uma oportunidade, a quem estiver acometido desta doença, para que tenha uma recuperação mais célere”, explicou João Rocha.

Coube ao fisioterapeuta Tiago Judá fazer breve exposição técnica de como funciona o equipamento que, segundo ele, “é de uma enorme utilidade. A gente tem resultados excelentes com ele. Vamos deixar alguns na UTI aqui do HEDA, mas eles vão ter mesmo grande utilidade é no Hospital Nossa Senhora de Fátima, onde os pacientes vivem as maiores dificuldades e vão poder se beneficiar mais, principalmente os que forem exturbados”, destacou.

A diretora geral do Heda, Marisa Corrêa agradeceu a iniciativa, “que vai fazera diferença. Esperamos contar com vocês do Rotary em outras oportunidade. Vocês possibilitam nosso acesso a novas tecnologias, ajudando a salvar vidas”, frisou. A diretora administrativa, Janaílda Furtado, destacou as dificuldades que a equipe de profissionais enfrenta “mas vamos conseguindo vencer, porque abraçamos nossa luta como uma missão. E ações como esta do Ratary vem fortalecer e nos ajudar bastante”.

O diretor clínico, Carlos Teixeira, destacou que o Hospital Dirceu, com seus dois Anexos – Promédica e HNSF, hoje dão assistência à população de toda a planície litorânea, em torno de 700 mil habitantes. “Esses aparelhos vão ajudar muito. Hoje contamos com 33 UTs e mais de 80 leitos clinicos. Em número de leitos, só perdemos para o HGV em Teresina”, pontuou o Dr. Carlos, destacando ainda que a equipe médica já trabalha com a possibilidade de uma terceira onda, que poderá atingir em maior escala crianças e adolescentes ainda não vacinadas.

O QUE É O ELMO?

O Elmo é um capacete de respiração assistida genuinamente cearense, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa que envolve uma parceria público-privada, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19.

 

Deixe uma resposta