E Parnaíba segue órfã de novas lideranças políticas

Mais um pleito eleitoral se aproxima e o cenário político local que se nos apresenta é de uma mesmice  fantástica. Nenhuma liderança nova surge, para encher de esperanças quem não suporta mais os velhos discursos vazios, caquéticos, sem mensagem nova, fazendo-nos crer que, em se tratando de renovação política, estamos parados, no tempo e no espaço.

Em Parnaíba quem até agora se apresenta como candidato a deputado estadual? Dr. Hélio, Zé Filho, Tererê, Joãozinho Unimagem e Marcos Samaronne. Acredita-se que sejam estes e somente estes que, por sinal, já são velhos conhecidos do eleitorado local.

Dr. Hélio quer renovar o mandato e está trabalhando para continuar com uma votação crescente. O Tererê, que foi o candidato a vice-prefeito da oposição, na eleição municipal, está calado como oposicionista e talvez só “saia da toca”, novamente, quando estiver próximo do pleito. Os dois estão do lado do governo do Estado, cujo candidato a governador é o atual secretário de fazenda, Rafael Fonteles.

Joãozinho Unimagem e Samaronne

Joãozinho Unimagem já tentou outras vezes vaga na Assembleia. Não conseguiu. Agora ele é  da equipe de 1º escalão do governo municipal, cujo prefeito, Mão Santa, é tio de Zé Filho que também é candidato e tem “bala$” na agulha, embora necessite correr muito atrás dos votos que, para ele, em 2022 vão estar mais difíceis que em 2018. Mas quem tem dinheiro sempre leva vantagem na frente dos “lisos”.

E o Samaronne? Este continua, sem articulação, sem grupo político forte na Parnaíba, embora esteja do lado do governo do Estado. Tem gastado algum dinheiro em campanhas mas já deve ter constatado que voto é bicho difícil. Em 2016 Mâo Santa o encontrou e fez dele um vice-prefeito, que foi defenestrado logo no início da gestão, após brigas ferrenhas com a filha do prefeito, secretária Maria das Graças. Se vai a algum lugar como político, não se sabe. É dar tempo ao tempo.

E PARA DEPUTADO FEDERAL???

Até agora apenas o secretário de saúde do estado, Florentino Neto, vem trabalhando seu nome como pré-candidato a deputado federal. Num trabalho intenso tem buscado fortalecer sua pré-candidatura em todo o Estado, sem deixar de colocar Parnaíba como uma de suas prioridades. Falou-se também no nome da secretária municipal Gracinha Moraes Sousa como pretensa candidata, mas ela não confirma.

O último candidato a deputado federal por Parnaíba foi eleito em 2002 pelo PMDB: Antônio José de Moraes Sousa. Por motivos de saúde não disputou a reeleição em 2006.

Deixe uma resposta