Cajueiro da Praia acionará órgãos públicos em defesa de animais

Não são raros os casos de acidentes em rodovias envolvendo bovinos, equinos e muares. Ou os episódios em que esses animais de grande porte, são literalmente, abandonados por seus donos. E mais, chegam a ser roubados, com destinos incertos. 

Um verdadeiro crime ambiental que passa a ser combatido pela Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, município do litoral do Piauí, que dispõe de um verdadeiro santuário ecológico formado por rica fauna e flora.

Reunião contou com representantes de entidade que protege animais/Divulgação

Reunião contou com representantes de entidade que protege animais/Divulgação

Recentemente, grupo de proteção aos animais e moradores de Cajueiro da Praia, especificamente, de Barra Grande, denunciaram o desaparecimento de vários jumentinhos. Os animais que eram vistos com frequência na região, estão desaparecendo, causando preocupação e revolta entre os moradores que cuidam deles e que fazem parte do cenário paradisíaco da região. 

Cuidar dos animais

“São animais que cuidamos, alimentamos. Temos a preocupação em zelar e preservar. Eles fazem parte de nossa história, são símbolos da nossa cultura, das comunidades tradicionais”, ressalta a jornalista Suzane Jales que mora em Barra Grande e faz parte, como voluntária, do grupo Barra Pets.

O secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente, Thiago Soares, esteve reunido na manhã desta terça-feira (03), com representantes do grupo de proteção aos animais da região, discutindo sobre as ações municipais no sentido de garantir maior segurança a eles.

De acordo com o secretário o prefeito Felipe Ribeiro garante o apoio à preservação dos animais, especificamente, dos jumentinhos. A Prefeitura vai notificar o ICMBio para ver a possibilidade de colocar chip de monitoramento nestes animais. Além disso, iremos propor uma reunião com todos os municípios que fazem parte da Planice litorânea para discutir sobre os animais que circulam por toda a região.

Deixe uma resposta