Educação Seduc realiza programação alusiva ao Setembro Amarelo

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Atenção Psicossocial (Nuapsi), realizará a campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo. O cronograma das atividades começa na quarta-feira (1º) com as Boas-vindas aos servidores na entrada da sede e, na oportunidade, acontecerá a entrega do laço símbolo. A acolhida contemplará os setenta primeiros servidores.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Segundo a psicóloga integrante do Nuapsi, Rose Alves, durante todo o mês de setembro os servidores da educação na sede contarão com diversas ações alusivas à campanha destacando o acolhimento disponibilizado pelo Núcleo. “Esta é uma ação do Nuapsi voltada para a conscientização do cuidado à saúde mental, tema que vem sendo muito abordado nos últimos anos. A campanha irá trabalhar este tema com foco nos servidores da Seduc, uma vez que o Núcleo já aborda no cotidiano as temáticas relacionadas ao suicídio, depressão, ansiedade, então vamos trabalhar a conscientização com práticas informativas utilizando panfletos, folder com frases motivacionais que venham a trabalhar a conscientização do público para a temática”, disse.

A programação informativa dedicada à campanha do Setembro Amarelo na Secretaria da Educação tem a continuidade no dia 06/09, momento em que os servidores poderão colar o laço com seu nome na árvore. No dia 13/09, o balão com frase e entrega de bombom; no dia 20/09, a atividade Coração grande e coração pequeno, com mensagens edificantes; e o encerramento, no dia 27/09, com palestra e coffee break;

A coordenadora do Nuapsi, Nádia Lima, ressalta que o Núcleo realiza atividades para os profissionais da educação durante todo o ano com ações pontuais e coletivas. “O Nuapsi atua no acolhimento individual, palestras informativas e visitas técnicas às Gerências Regionais de Educação (GREs) da capital. Entre as ações, para além do Setembro Amarelo, temos psicólogos nas Gerências, palestras motivacionais e, durante a pandemia, realizamos acolhidas on-line de servidores da capital e municípios, envolvendo as diversas demandas e combatendo a apatia causada por este momento de distanciamento social”, declarou.

À frente das atividades estão os psicólogos Nádia Lima, Rose Alves, Karla Lima, com apoio dos servidores Ana Teresa e Gustavo Bezerra. Para realizar o agendamento de acolhimento, o servidor da educação na sede da Secretaria da Educação poderá entrar em contato pelos telefones 3216-3806/ (86) 98180-1134 ou pelo e-mail: [email protected] (Fonte: Ascom Seduc)

Deixe uma resposta