Sancionada a lei que institui no Piauí a Semana de Doação de Leite Materno

O governador Wellington Dias sancionou a Lei nº 7.547/21, que institui no Piauí a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, a ser realizada anualmente no mês de maio, por ocasião do Dia Internacional de Doação de Leite Humano, em 19 de maio. A iniciativa nasceu a partir de um projeto do deputado estadual Francisco Costa (PT).

Deputado estadual Francisco Costa (PT)
Foto: Thiago Amaral/Alepi

Um dos principais objetivos da lei é divulgar o Banco de Leite e os postos de coleta de leite humano no estado, além de estimular a doação. De acordo com o deputado Francisco Costa, o Piauí possui a menor rede de coleta, com apenas um banco de leite e quatro postos de recebimento, armazenamento e distribuição em todo o estado.

“É crescente a demanda por leite materno para garantir a sobrevivência de bebês internados em UTIs neonatais. Campanhas como esta que estamos propondo contribuem para diminuir o índice de mortalidade infantil”, afirma Francisco Costa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam amamentadas exclusivamente por cerca de seis meses, devendo continuar a receber leite materno até os dois anos de vida ou mais.

No decorrer da Semana serão desenvolvidas atividades relacionadas ao tema, como palestras, divulgação de material informativo e campanha institucional nos meios de comunicação. A organização das atividades ficará sob a responsabilidade dos órgãos da administração pública estadual, junto com organizações da sociedade civil e demais instituições interessadas.

Deixe uma resposta