Sesapi disponibiliza acompanhamento psicológico da atenção básica até atenção hospitalar

A Saúde mental sempre foi um dos aspectos mais importantes dos serviços de saúdes ofertados para a população. No Piauí o estado conta com toda uma rede de serviços de saúde pública voltadas para os cuidados com as saúde mental, oferecendo suporte de qualidade para a população que necessite desses serviços.

A rede de atenção psicossocial  do estado do Piauí contempla desde a atenção básica até a atenção hospitalar, perpassando também estratégias de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.

Na atenção básica, a saúde estadual conta com as unidades básicas de saúde como pontos de saúde de referência, onde estão locados profissionais direcionados aos cuidados sistemáticos a pessoas com transtornos mentais leves. Na atenção psicossocial especializada o estado conta com 67 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os centros são direcionados aos cuidados de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

A gerente de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde Vírginia Pinheiro, destaca a importância da população buscar os serviços sempre que for necessário. “São serviços que funcionam por demanda espontânea, então as pessoas que passam por situação de  sofrimento psíquico e seus familiares podem buscar os serviços ofertados pelo estado na rede de suporte dos Centros de Atenção psicossocial”, fala a gerente.

Na rede de urgência e emergência e atenção hospitalar, os serviços de saúde oferecem a possibilidade de internação breve para estabilização de quadros psiquiátricos.

“A Secretaria de Estado da Saúde tem reforçado a supervisão sistemática aos profissionais que compõem esses dispositivos de saúde mental. Com a chegada da pandemia de Covid-19 a Sesapi manteve todos os serviços disponíveis para a população seguindo as orientações e obedecendo a todos os protocolos sanitários para atendimentos adequados da população”, reforça Virgínia Pinheiro.

Para os interessados em buscar os serviços de saúde e assistência psicossocial ofertados pelo estado, os contatos de todos os CAPS de atendimento da rede psicossocial do Piauí seguem no link abaixo. (Fonte: Sesapi)

Deixe uma resposta