Sesapi realiza mutirão de catarata beneficiando quatro cidades

Durante quatro dias serão realizados mais de 780 procedimentos cirúrgicos, na cidade de Parnaíba
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realiza de hoje, quinta-feira (05/08) até o próximo domingo (08/08), Mutirão de Catarata na cidade de Parnaíba, localizada a 337 Km de Teresina. A previsão é que nestes quatro dias sejam realizados mais de 780 procedimentos cirúrgicos. As cirurgias vão beneficiar as cidades de Parnaíba, Luiz Correira, Ilha Grande e Bom Princípio. 
Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, foram realizadas as consultas de triagem nas cidades, preparando os pacientes para as cirurgias. Os procedimentos, realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), estão beneficiando pessoas a partir dos 60 anos de idade.Três médicos e mais de 40 profissionais de saúde vão estar trabalhando para atender essa população.
Segundo o secretário de saúde, Florentino Neto, este será o maior mutirão já realizado na cidade de Parnaíba.  “Vamos usar nos procedimentos as melhores lentes para devolver a visão e a independência destas pessoas. Temos uma demanda reprimida de atendimentos por conta da pandemia e vamos priorizar o regime de mutirão para abranger o maior número de pacientes possível”, explica o gestor.
A catarata é a perda da transparência do cristalino. A causa mais comum da doença é o processo de envelhecimento natural das células do cristalino, embora fatores como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas e congênitas, medicamentos e infecções oculares também contribuam para a aparição do problema.
Normalmente, os primeiros sinais da doença aparecem depois dos 60 anos. Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica.

Deixe uma resposta