Variante Delta tem casos confirmados no Ceará, mas Sesapi descarta que tenha chegado ao Piauí

O Piauí não possui nenhum caso confirmado e também nenhuma suspeita da variante Delta, nova cepa da Covid-19 que avança entre estados brasileiros. A informação foi confirmada ao OitoMeia pela Secretária Estadual de Saúde (Sesapi) na tarde desta quarta-feira (04/08).

Amostras de sangue de pacientes são vistas em um teste de vacinas contra a Covid-19 (Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP)

A mutação do vírus é particularmente preocupante por ser mais transmissível. Um nível de transmissibilidade semelhante ao da catapora ou de um resfriado comum, conforme documento produzido pela CDC e divulgado pela CNN. De acordo com o estudo, cada pessoa infectada pode contaminar até oito ou nove outras, em média.

O Brasil já registrou mais de 247 casos e 21 mortes devido a essa variante, conforme o balanço do Ministério da Saúde até quinta-feira, 29. Estado como o Rio de Janeiro já contabilizaram 99 contaminados pela cepa, seguido de Distrito Federal (51) e Paraná (29).

Estados do Nordeste e que fazem fronteira com o Piauí, como o Maranhão, e recentemente o Ceará, também já registraram casos da cepa Delta. Inclusive, os primeiros casos da mutação foram identificados em São Luís, em maio deste ano, na tripulação de um navio vindo do exterior.

A situação fez com que o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, no último dia 27 de julho, emitisse um alerta com recomendações aos governadores e prefeitos para manutenção de medidas de isolamento social. Entre elas, o reforço no uso máscara, vacinação e busca ativa.

Apesar do avanço latente da cepa, Sesapi informou que nenhuma amostra foi enviada ao Laboratório Central da Bahia (Lacen-Bahia) para sequenciamento genético até o momento. (Paula Sampaio)

Deixe uma resposta