W. Dias diz que Estados do Nordeste vão plantar 45 milhões de árvores

governador Wellington Dias (PT), coordenador do Consórcio Nordeste e presidente do Fórum dos Governadores, anunciou , na segunda-feira (9), que os Estados Nordestinos vão plantar 45 milhões de árvores, 5 milhões em cada Estado, em 5 anos, e criar 5 unidades de conservação, onde moradores vão recolher sementes e criar mudas de árvores, pagos como ressarcimento com dinheiro do crédito carbono.

Governador do Piauí anuncia ação inédita no Nordeste (Foto: CCOM)

Governador do Piauí anuncia ação inédita no Nordeste (Foto: CCOM)

As medidas foram anunciadas, após a divulgação de que há um aquecimento generalizado em todo o país por efeito da ação humana, apontado no.Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) publicado na segunda-feira.

O documento afirma que os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta, e que os efeitos já são irreversíveis. Os esforços, agora, são para evitar que essas consequências piorem.

Atualmente é possível observar aquecimento generalizado em todo o país. Na maior parte do Brasil, a temperatura do ar tem aumentado cerca de 0,4°C por década. Observa-se também um clima mais seco no Nordeste do Brasil e mais chuvoso no Sul do Brasil, afirmaram os autores do relatório.

Wellington Dias afirmou que o relatório do IPCC é levado muito a sério pelos governadores, que formaram o Consórcio do Clima, com os 27 Estados e o Distrito Federal, que apresentou 9 projetos ao grupo  de 30 países, liderados pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Deixe uma resposta