Aulas presenciais no município vão retornar dia 20: Há condições???

Nesta quinta-feira, dia 9, a Prefeitura de Parnaíba divulgou o banner acima, informando que o retorno das aulas presenciais no município será dia 20 próximo. Em grupos de WhatSapp o assunto foi bastante comentado, questionando a situação das escolas municipais, que ainda não estão devidamente adequadas para que isto ocorra.

“Não tem demarcação nas escolas, onde algumas estão , sem gás, sem fogão… Foram  feitas algumas adaptções mas o perigo está no retorno com crianças da educação  infantil, que vão dividir material coletivo, mesmo que mandem levar material individual. Vão dividir o bebedouro? Considerando que muitos não podem comprar uma garafinha individual pra levar?” – questionou um professor. “Vão voltar sem estrutura, sem oranização. Houve uma reunião para definir este retorno e nem a própria secretária de educação participou, preferindo acompanhar a primeira dama numa distribuição de sacolas de alimentos”- comentou outro internauta.

A presidente do Sinte-PI, Nádja Araújo, que não foi convidada para tal reunião, mas participou mesmo asssim, teria se posicionado da seguinte forma: “(…)nossa prioridade é a proteção da vida de todos que estão envolvidos com a educação das escolas. Não ficou determinada uma data para o retorno das aulas. Ficou definido que cada diretor/diretora, juntamente com os professores, funcionários, pais de alunos, fariam um relatório relatando a realidade de cada escola, sem camuflar. Sabemos que a maioria dessas escolas não tem estrutura”- disse.

Não entendemos esta falta de estrutura se todas as escolas foram reformadas na gestão passada de Mão Santa, há pouco tempo. Aliás, o próprio prefeito tem dito que a Prefeitura de Parnaíba tem muito dinheiro. E deve ser verdade, pois paga gratificação de R$ 5.000,00.

Mas a desorganização é fato. E a politicagem tem espaços. Dizem que há uma clara queda de braços entre o ex-secretário de educação, Rafael Alves e a atual secretária, Fátima Silveira.

 

Deixe uma resposta