E por que a educação do Município de Parnaíba não é destaque no Estado?

Um amigo me envia o gráfico acima para mostrar que o município de Parnaíba tem investimentos razoáveis no setor educação. Acima do que é previsto em lei. De imediato me vem o questionamento: E por que a educação no município não é destaque no Estado? O Município de Teresina foi destaque nacional. O pequenino município de Cocal de Telha (ou é Cocal dos Alves?) é referência nacional também em educaçã. E Parnaíba???

O IDEB DE PARNAÍBA

O IDEB – Indice de Desenvolvimento da Educação básica é apenas sofrível nas escolas municipais. Segundo o prefeito Mão Santa comentou certa vez, na minha presença, o município cearense de Sobral, que tem gastos bem inferiores em merenda escolar, segundo ele,  o IDEB está a à frente de Parnaíba anos luz.

BONS SALÁRIOS

Foi na gestão do ex-prefeito Zé Hamilton, se não me falha a memória, que foi aprovado um plano de cargos, carreira e salários para o magistério, que deixou os vencimentos dos professores em destaque. Se o professor do município hoje ganha muito bem, é por conta dos avanço contidos no plano de cargos e salários. Hoje um professor do município chega a se aposentar até com 13 mil reais. E o que está faltando para a educação municipal ser destaque???

POLITICAGEM

Parnaíba hoje é um pólo de educação. Temos bons professores, mestres em educação, professores doutores, e por que não fazer uma revolução na educação básica? O que está havendo? Por que muitos  bons professores da Secretaria Municipal de Educação não querem ser titulares da pasta? Resposta: É porque agora, mais do que  nunca, impera a politicagem. A fofoca. Nenhum bom profissional quer se submeter a ser mandado por qualquer pé rapado, como acontece agora. Até semi-analfabetos querem ser autoridades hoje dentro da Prefeitura, dando “pitaco” também na educação. Por isso é o que está havendo agora: este samba do criolo doido com relação ao retorno das aulas presenciais. Além do ano estar perdido, a SEDUC não fez o dever de casa com relação às normas de segurança da Covid-19. E é esta a cidade melhor administrada do Brasil, como alardeia o prefeito Mão Santa???

 

Deixe uma resposta