Aulas presenciais passam a ser obrigatórias nas escolas estaduais no Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou, nesta quarta-feira (13/10), a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais para todas as modalidades e etapas de ensino, iniciando com a 3ª série do Ensino Médio, a partir do dia 18 de outubro. Até então, a presença era opcional às famílias.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o retorno presencial vem ocorrendo gradativamente nas escolas da rede estadual desde o início do segundo semestre deste ano, respeitando os protocolos de segurança e em diálogo constantes com as famílias, as escolas e os profissionais de educação.

“O Governo do Piauí e a Seduc, dando continuidade ao retorno seguro das atividades escolares de forma presencial, com essa medida avança mais ainda na volta do estudante ao chão da escola. Para tomar essa decisão, avaliamos os índices da doença, como a redução de casos e ocupação dos leitos hospitalares; e também levamos em conta o avanço da vacinação da população, em especial os profissionais da educação e adolescentes. Aqui no Piauí, temos professores e outros trabalhadores da educação com as duas doses da vacina e mais 130 municípios já iniciaram a imunização de adolescentes. Esse cenário, as últimas recomendações do COE e os investimentos que estamos fazendo para que as unidades de ensino cumpram os protocolos nos trazem segurança para ampliar o número de estudantes de forma presencial nas escolas”, destacou.

A frequência presencial obrigatória será exigida segundo cronograma:

  • 18 de outubro 2021 ? a 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas;
  • 25 de outubro de 2021 –  o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
  • 1ª de novembro de 2021 – 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, a partir do dia 1º de novembro de 2021.

Com a nova medida, as unidades de ensino da rede estadual deverão organizar suas atividades pedagógicas com cinco dias de atividades presenciais para a 3ª série do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental e para as demais séries do Ensino Médio e Ensino Fundamental serão quatro dias de aulas presenciais e um com abordagem remota.

Deixe uma resposta