Campanha de multivacinação de crianças e adolescentes tem início em Parnaíba

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde lançou na última quinta-feira (30) a Campanha Nacional de Multivacinação 2021. O objetivo é manter em dia as vacinas destinadas a crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

Mais de 40 mil postos de saúde em todo o Brasil estão abertos para disponibilizar as doses dos 18 agentes imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente. 

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: A vacina BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e pneumonia, e também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV. “É só buscar os postos de saúde, ou sala de vacina mais próxima da sua casa nesse período [ de 01/10 até 31/10] e dia 16 é só o dia “D”, o dia em que a gente abre um sábado para aquelas famílias que não conseguem ir na semana por conta do trabalho para que no sábado elas levem essas crianças, mas a campanha [Nacional de Multivacinação] ela já está em vigor, ela já iniciou”, explicou Charles Lima, coordenador de Imunização de Parnaíba. 

Mesmo com o Sistema Único de Saúde (SUS) ofertando os imunizantes contra todas essas enfermidades, a secretaria de Vigilância em Saúde alerta para a queda da cobertura vacinal nos últimos anos, o que, de acordo com a pasta, precisa melhorar  para ampliar a cobertura vacinal e proteger a população. (Lucas Zadoque)

Deixe uma resposta