Pensionistas e aposentados do Estado podem fazer prova de vida até 31 de outubro

Os aposentados e pensionistas do Governo do Estado têm até o fim de outubro para realizar a prova de vida por meio do aplicativo Meu RPPS. De acordo com a Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SEADPREV), um total de 9.406 pensionistas e aposentados ainda não realizaram o procedimento.

Segundo o presidente da Fundação Piauí Previdência, Ricardo Pontes, o prazo final para realização da prova de vida era inicialmente até o dia 30 de setembro, mas foi aberta uma repescagem para o mês de outubro na tentativa de abarcar os servidores que ainda não haviam se cadastrado no sistema.

“Durante o mês de outubro, a prova de vida permanecerá sendo realizada por meio digital, através do aplicativo Meu RPPS, no qual o segurado deve fazer um cadastro inicial e seguir os passos para envio de foto do documento de identidade e de uma selfie”, conta.

De acordo com a Fundação Piauí Previdência, 6.000 aposentados e 3.406 pensionistas precisam realizar o procedimento para não ter o benefício cancelado. A partir de novembro os servidores que não tiverem os procedimentos em dia terão os vencimentos congelados e os contracheques bloqueados.

Conforme Ricardo Pontes, o recadastramento dos servidores não abrirá novamente, sendo outubro a última oportunidade para fazer o procedimento. “O Decreto que instituiu a prova de vida previu o prazo regular de julho a setembro/2021, sendo o mês de outubro destinado a uma busca mais ativa dos remanescentes. Como não houve interrupção no funcionamento da tecnologia (aplicativo) no prazo regular, não há justificativa para que haja prorrogação”, explica.

Deixe uma resposta