Oficina ortopédica em Parnaíba beneficia pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência estão sendo atendidas pelo programa Passo à Frente desde o início desta semana no Centro Especialidades de Reabilitação (CER), de Parnaíba, através da Oficina Ortopédica, para confecções de aparelhos ortopédicos, como órteses e próteses. O processo descentralização está beneficiando pessoas com deficiência de 11 municípios. A ação de assistência é ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

A população beneficiada está recebendo o atendimento após ter procurado cadastro da nas Unidades de Saúde dos municípios. “Ainda tem uma grande demanda municipal e estão comparecendo, até hoje agente já atendeu dez municípios”, disse Paulo Batista, gerente do CER de Parnaíba.

Além de produzir órteses e próteses, o CEIR foi credenciado pelo SUS e também é responsável pela concessão de cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção no Estado do Piauí. Nesta primeira etapa as pessoas estão passando por medições para que sejam confeccionadas as órteses e próteses e o próximo passo será a entrega. “A gente encaminha todos os moldes para a oficina ortopédica de Teresina do CEIR, começam as confecções, o intervalo de espera é de três a quatro meses”, informou Paulo Batista, gerente do CER de Parnaíba.(Daniel Santos)

Deixe uma resposta