Piauí dará início a vacinação com a 3° dose na população a partir de 18 anos

Após nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde nesta terça (16), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí informou que vai autorizar, a partir da próxima segunda (22), a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid na população a partir de 18 anos. 

Até agora a dose de reforço só está sendo aplicada em profissionais de saúde, idosos e imunossuprimidos. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, a Sesapi vai distribuir aos municípios doses de imunizantes em estoque para aplicar na população adulta em geral. A logística ficará na responsabilidade das prefeituras.

“Temos avançando na vacinação, mas reforçamos diariamente a nossa preocupação com a manutenção dos cuidados tão essenciais para evitar o surgimento de novas variantes e a elevação da taxa de contaminação e mortalidade”, afirma.

O Ministério da Saúde também encurtou o intervalo entre a segunda e a terceira dose. Antes eram seis meses, agora, são cinco. O imunizante da Pfizer deve ser usado preferencialmente. Na falta desta, poderá ser usada a Astrazeneca ou Janssen.

Preocupação com a segunda dose

FOTO: SESAPIFlorentino Neto

Florentino Neto

Florentino Neto mostra preocupação com a quantidade de pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid. O Piauí possui aproximadamente 214.353 mil faltosos. 

“A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a pandemia do coronavírus. Pedimos a nossa população para buscar um posto de vacinação e completar o esquema vacinal. Essa nossa luta pela vacina também é um gesto de amor ao próximo. A nossa última tratativa foi no sentido de garantir a liberação por parte da Anvisa da vacina para nossas crianças de cinco a 12 anos. Também lutamos pela vacinação de nossos adolescentes. Hoje, 104 municípios já aplicam a segunda dose na juventude piauiense”, destaca.

Deixe uma resposta