PRESERVAR É PRECISO II

Há exatos onze dias da postagem que fiz neste blog com o título PRESERVAR É PRECISO quando mostrei o estado de desprezo e abandono no qual se encontra a estátua do mais famoso herói parnaibano –  Simplício Dias da Silva, nada foi feito, por quem de direito, até o presente momento. Simplício Dias, continua lá a expiar suas culpas, seus pecados,  exposto ao sol, chuva, ação dos vândalos e servindo de pedestal para que os cães o utilizem para fazer xixi. 

Tão logo a postagem chegou às mídias sociais,  vários foram os comentários e sugestões sobre onde a estátua desse grande herói parnaibano deveria ser colocada. Por ocasião do café de abertura da Semana da Imprensa no dia 03 do corrente,  em um buffet da cidade, pronunciei-me solicitando  que a imprensa parnaibana se unisse em torno da causa.  Na mesma ocasião, o secretário de cultura, jornalista Arlindo Neto mostrou-me uma mensagem por ele enviada à secretária de infraestrutura do município, Maria da Graça, solicitando as devidas providências, entretanto nada foi feito até agora. Das duas uma: ou a titular da pasta da infraestrutura não visualizou a mensagem do secretário da cultura ou talvez por ter outros planos para homenagear o herói da independência do Piauí. Prefiro  ficar com a segunda hipótese.
A história de um povo é um bem precioso. Deve ser cultuada e preservada permanentemente. Assim vem fazendo o empresário parnaibano Valdeci  Cavalcante presidente nacional da Fecomercio a quem eu considero um benfeitor da cultura e do patrimônio histórico de Parnaíba,  pelos tantos prédios que já foram remodelados sob sua gestão, sem contudo modificar-lhes suas estruturas física.
 Simplício Dias, ganhará nova e bem estruturada estátua. Não ficará jogada ao léu, ao Deus dará como a da praça da estação. Ficará em destaque,  em local que será vista e visitada por milhares de pessoas.   
 Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, o empresário   Valdeci Cavalcante, entrou em contato com  o presidente da Academia Paranaibana de Letras, José Luiz de Carvalho,  para que o mesmo  conseguisse  com um artífice na arte das estátuas para realizar a tarefa. Os trâmites para execução da obra estão sendo realizados e uma nova estátua será erguida na principal praça de Parnaíba – a Praça da Graça como parte das comemorações do primeiro centenário da independência do Piauí.

Parabéns ao empresário Valdeci Cavalcante por mais esta iniciativa em favor da preservação cultural da Parnaíba. Parabéns também a todos quantos apoiam esta louvável iniciativa como Academia Parnaibana de Letras – APAL, o Instituto Histórico Geográfico Geográfico e Genealógico de Parnaíba – IHGGP nas pessoas de seus presidentes, José Luiz de Carvalho e Reginaldo Junior.(Texto e foto de Antonio Gallas)

Deixe uma resposta