
A Associação Casa das Rendeiras foi reconhecida publicamente nesta noite de terça-feira (30) em sessão solene na Câmara Municipal de Ilha Grande como uma forma de agradecimento pelos relevantes serviços em manter viva a arte e cultura das mulheres que tecem a renda de bilro na região.
A proposição dessa homenagem foi feita pela a vereadora Cristiane Santos (PR) a matéria foi aprovada em sessão plenária deste ano.

No discurso a vereadora falou da honra em conceder essa homenagem para mulheres batalhadoras que vivem financeiramente pelo trabalho que desenvolver com as rendas e contou que aprendeu a fazer essa arte. “Estamos hoje valorizando pessoas da nossa terra. Eu já fui também rendeira e por algum tempo me sustentei pelo trabalho que fiz com renda. Aprendi com dona Delza que não se encontra mais aqui, mas eu valorizei e valorizo cada arte de tecer. Algo que é feito com muita precisão, por isso temos que fazer algo para que essa cultura não morra”.
Finalizou sua fala afirmando que a Câmara estar de portas abertas para realizar alguns trabalhos com jovens para que a arte de tecer renda de bilro não se acabe.
O evento contou com a presença dos vereadores e das rendeiras.