
Robert Rios, que já foi um dos mais fiéis aliados e se converteu e figadal adversário de Wellington Dias afirmou que passou quatro anos na Assembleia Legislativa advertindo ao governador dos desvios de conduta da equipe dele.
O líder oposicionista disse que estão por vir coisas mais feias que aquelas demonstradas na Operação Satélites, na qual magnânimos instalados no centro do poder se envolveram em malfeitorias que resultaram em desvios de R$ 50 milhões. Dessa operação, porque da primeira, a Topique, a ladroagem beira os R$ 120 milhões.
Robert Rios não é o primeiro a dizer que sabia das roubalheiras, é apenas o político que diz isso sem esconder o rosto. Faz séculos, para usar essa figura de linguagem, que a corrupção continuada e sistêmica portento, de uso contínuo, existente no governo, virou assunto recorrente em qualquer roda. Fala-se em corrupção no governo do Piauí com a naturalidade com que se respira, dada a naturalização da prática, como se fosse parte do Direito Administrativo.
Tanto pior que assim seja, porque se o deputado estadual passa quatro anos advertindo o gestor de que há malfeitorias em curso e nada é feito, há de se considerar que houve dois erros. O primeiro é de quem foi advertido não ter adotado medidas cabíveis de controle e auditoria para que se estancassem as ações de corrupção que drenam dinheiro público em quantidades industriais para propinodutos que abastecem as contas de servidores públicos que melhor seriam identificados se chamados logo de ladrões.

O segundo ponto é que quem advertiu o governador por quatro anos esqueceu-se de queixar-se à Polícia e ao Ministério Público, com pedido de providências contra a corrupção continuada e sistêmica. Nos dois casos, tanto quem denunciou quanto quem fez ouvidos de mercador para a denúncia parecem caminhar para o mesmo rumo de leniência e da cumplicidade com as malfeitorias. Vai-se esperar para saber o que o governador irá fazer por esses dias. Ainda é tempo de mostrar que realmente não sabia de nada.
Texto: Arimatéia Azevedo
Edição: Bernardo Silva