Coordenação da ADUFPI Parnaíba reúne-se com o Reitor em exercício da UFDPar para tratar sobre volta às aulas presenciais.

Preocupados com o retorno às aulas presenciais previstas para o dia 07 de fevereiro, de acordo com calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, a Coordenação Regional de Parnaíba da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), representada pelos professores Osmar de Alencar Jr., João Paulo Macedo e Vicente Borges, se reuniram nesta quarta-feira, 19 de janeiro, com o Prof. José Natanael Fontenele de Carvalho, Reitor em exercício da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, para tratar sobre as ações implementadas em cumprimento do Plano de Biossegurança aprovado pelo Conselho Universitário em novembro de 2021.
De acordo com o Coordenador Regional de Parnaíba da ADUFPI, Osmar de Alencar Jr., o retorno às aulas presenciais requer o cumprimento dos protocolos de biossegurança previstos no Plano aprovado pela UFDPar, com medidas que orientem a organização, sinalização da entrada na instituição, adequação das salas de aula e dos laboratórios, atendimento ao público nas clínicas-escolas, cuidados com higiene pessoal, e instituição de comitês para o acompanhamento e avaliação dos procedimentos/protocolos, diante de casos suspeitos e confirmados por Covid-19, além de adoção de medidas preventivas, de testagem e contenção de transmissibilidade nas dependências do Campus, dentre outras medidas.
Antes da reunião, a Coordenação Regional da ADUFPI Parnaíba, visitou as dependências do Campus (salas de aula, laboratórios, clínicas-escolas, banheiros, etc.), constatando poucas ações previstas no plano de biossegurança executadas. “Verificamos que, até o momento, poucas ações do Plano de Retomada das Atividades presenciais foram realizadas e que muitas medidas para a segurança de alunos, professores e técnicos-administrativos e pessoal terceirizado, ou até mesmo para a comunidade externa que visita diariamente o Campus, não foram executadas. Precisamos de um ambiente adequado para retornar as atividades de ensino da Universidade, afinal a Pandemia de COVID-19 ainda continua, inclusive em meio a mudança do cenário sanitário no Brasil nas últimas semanas com o aumento de casos positivados e internações.”, comentou o coordenador da ADUFPI – Regional Parnaíba.
Outro ponto importante levantado pelo Prof. Osmar de Alencar Jr., refere a Nota Técnica n.º 002/2022, aprovada pelo COE-PI/Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, que estabelece medidas de contenção à COVID-19 para o retorno/continuidade das aulas presenciais em todos os níveis educacionais. O documento estabelece em seu art. 1º, item IV, que as instituições educacionais devem solicitar o comprovante de vacinação de professores, alunos e trabalhadores, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização, pelo menos uma vez, para adentrarem nos estabelecimentos de ensino. “Adoção dessa medida na UFDPar certamente irá fortalecer a segurança de todos em nossa Universidade, diferentemente do ocorrido na UFPI, na data de ontem, em que prevaleceu a visão negacionista e anti-ciência da maioria dos integrantes do Conselho Universitário, ao decidirem pela não adoção da medida da obrigatoriedade da apresentação do cartão vacinal”, comentou o Prof. Osmar de Alencar Jr.  
Além dos representantes da ADUFPI Regional Parnaíba, também participaram da reunião junto a Reitoria da UFDPar representantes da administração superior: prefeitura universitária, pró reitorias de administração, de ensino de graduação, de pesquisa e ensino de pós-graduação e inovação, de assuntos estudantis, além de responsáveis pela comunicação institucional, e do setor de laboratórios de ensino e pesquisa do Campus.
O Reitor em exercício da UFDPar solicitou o prazo de sete dias para responder ao documento com os questionamentos apresentados pela ADUFPI Regional Parnaíba.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.