Deputados denunciam agravamento da seca e problemas no abastecimento de água

Os deputados estaduais Marden Menezes (PSDB) e Nerinho (PTB) pedem providências do Governo do Estado para combater a seca e a falta de água no interior do Piauí. O parlamentar tucano citou a situação da população que vive abaixo das comportas da barragem Mesa de Pedra, localizada no município de Valença do Piauí.

 Segundo o parlamentar, as comportas da barragem estão fechadas há dias, afetando as comunidades. O deputado sugeriu ao Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) a criação de um cronograma para abertura das comportas.

“Eu recebi uma ligação do vereador Edir Rufino, de Elesbão Veloso, que nos relatou essa situação. Nesse período de estiagem há uma necessidade maior das comunidades ribeirinhas por água e a criação desse cronograma permitirá que essa população posso se programar para receber a água do Rio Sambito. A situação dessas comunidades é grave”, lamentou Marden Menezes.

O deputado Nerinho disse que a população da região de Picos enfrenta o mesmo problema com a Barragem de Bocaina. Segundo o deputado, a barragem atende aos municípios de Bocaina, Sussuapara, Picos, Aroeira do Itaim e outros.

“Quando chega a Aroeira do Itaim, já não tem mais água e as comunidades estão sofrendo. Precisamos equalizar esse vasão da água da barragem, que está com 50% de sua capacidade. Assim, conseguiremos passar os próximos meses do ano sem sofrer tanto”, acredita Nerinho. O deputado já fez a solicitação a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para que o abastecimento de água seja regularizado.(Por cidade verde)

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.