Filho de piauienses investe 5 milhões de dólares no cultivo da maconha em Portugal

O empresário Eduardo Sampaio, com origens em Corrente do Piauí, prepara um plano de investimentos na ordem de US$ 5 milhões para o cultivo de cannabis medicinal nas cidades de Évora e Aveiro, em Portugal, por meio da empresa Piauhy, que leva o nome do estado do nordeste brasileiro.

A Piauhy pretende construir três unidades de negócio no país, sendo a principal delas  na produção de medicamentos com cannabis a partir do laboratório em Évora.

O foco serão remédios no controle de epilepsia refratária. A segunda unidade, na cidade de Aveiro, irá se concentrar no processamento do cânhamo, variedade de cannabis com alto teor de canabidiol (CBD) e quase nada de tetrahidrocanabinol (THC, princípio psicoativo da planta).

O objetivo, segundo Sampaio, é produzir sementes ricas em CBD que podem ser usadas, por exemplo, para fazer para fazer cosméticos, bebidas, sorvetes e cappuccinos, de 10% a 15%, e baixíssima concentração de THC, algo menor do que 0,5%.

Apesar de ter sido criada em São Paulo, a companhia cresceu como pioneira na instalação de um laboratório farmacêutico certificado para produção de remédios com base de maconha no Uruguai. No país vizinho, são mais de 40 funcionários diretos.

O presidente é brasileiro, mas o grupo conta com sócios de diversas nacionalidades: da Itália, Argentina, Portugal, França, Uruguai e, futuramente dos Estados Unidos. Os profissionais vão desde empresários a engenheiros e neurocientistas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.