Governo Bolsonaro prioriza entrega de ambulâncias a reduto de Ciro Nogueira

Ciro Nogueira

DCM– O Piauí tem recebido diversas ambulâncias, várias delas são distribuídas a aliados do ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira. Isso tem ocorrido com maior frequência devido ao orçamento das chamadas emendas de relator, que se tornaram um dos principais instrumentos de negociação com o Congresso durante o governo Bolsonaro, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

Segundo o sistema do Fundo Nacional de Saúde (FNS), no ano passado, o Piauí teve propostas aprovadas para financiamentos de 123 ambulâncias, 18% de um total de 683 distribuídas para todo o país. É como se quase 1 ambulância de cada 5 financiadas fossem para o estado.

Em uma comparação, Alagoas, que tem população parecida com a do Piauí, teve apenas 11, de acordo com o site do FNS. O estado do ministro também teve mais repasses aprovados para a compra deste tipo de veículo do que as regiões Centro-Oeste, Norte e Sul isoladamente em 2021.

Apenas a senadora Eliane Nogueira, mãe de Ciro Nogueira, indicou R$ 8,2 milhões para compra de ambulâncias através das emendas de relator, segundo prestação de contas dela. No total, as indicações têm um montante de R$ 399,2 milhões.

Parte das ambulâncias está chegando a aliados neste ano, às vésperas da eleição. Embora nem todas as ambulâncias entregues ao Piauí sejam providas de emendas de Nogueira e aliados, o PP é o partido com mais prefeituras beneficiadas. Segundo a reportagem, ao menos 36 veículos foram aprovados para municípios da sigla apenas no ano passado.

Roberto Leão, prefeito da cidade de Miguel Leão, é do mesmo partido do ministro e aparenta grande proximidade política nas redes sociais. Ele disse à Folha que recebeu a ambulância como um pedido de socorro.

“No meu caso, eu fiz uma solicitação através de um ofício. Eu o apoiei para senador então eu posso pedir socorro para o senador, como eu faço com meus deputados federais também”, afirmou Leão.

Postado em frente a uma ambulância, Leão agradeceu a entrega do veículo: “Estou aqui em Teresina recebendo essa belíssima ambulância, fruto de emenda do nosso ministro Ciro Nogueira juntamente com nossa senadora Eliane Nogueira. E nós de Miguel Leão só temos a agradecer essa parceria que tem dado certo, que tem ajudado muitos municípios”, disse o prefeito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.