Henrique Pires diz que Piauí precisa de R$ 3 bilhões para saneamento

O deputado Henrique Pires (MDB) afirmou nesta quarta-feira que o Piauí precisa de R$ 3 bilhões para universalizar o saneamento básico. Ele disse que quando foi presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deixou 140 projetos para a instalação de sistemas de coleta e distribuição de água, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos sólidos.

Ele também lamentou o cancelamento de um convênio firmado entre a Funasa e a Prefeitura de Pajeú do Piauí, que atendeu recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo disse, estava tudo certo para que os recursos fossem liberados, mas a coordenadoria de convênios da Funasa, comunicou ao município o cancelamento. “E olha que TCU apenas recomenda, não delibera”, lembrou.

“Água é saúde. Com a diminuição do ICMS e do FPM quem sofre mais é saúde, que fica com menos recursos. E saneamento não é só água tratada, mas também esgoto e coleta correta do lixo. A cada dez litros de água tratada são desperdiçados 4 litros, o que nos remete à necessidade de educação ambiental para evitar o desperdício”, falou acrescentando que Teresina viveu duas tragédias no Torquato Neto e no Parque Rodoviário por falta de saneamento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.