Iniciativa privada deve assumir Platô de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos

O Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, assinou ontem os editais para elaboração pela iniciativa privada dos estudos de viabilidade dos Perímetros Irrigados Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos. Segundo o Ministro, este é um passo importante para a geração de quase 50 mil empregos no Piauí.

A estimativa é que os dois empreendimentos beneficiem mais de 190 mil piauienses nas regiões de Guadalupe, Parnaíba e Buriti dos Lopes. As duas áreas foram qualificadas para concessão à iniciativa privada no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos.A atração da iniciativa privada é uma forma de compensar a falta de recursos públicos para investir no setor

O projeto dos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba e Buriti dos Lopes, está parado desde 2015 por falta de recursos. São necessários R$140 milhões para completar a infraestrutura no local, que irá permitir a irrigação em 6 mil hectares, beneficiando 72 mil pessoas. Já o Platô de Guadalupe se encontra parado desde 2012. Faltam R$ 256 milhões em investimentos para que seja concluído. Depois de pronto, deve gerar mais de 30 mil empregos e beneficiar 120 mil pessoas, em uma área irrigada de 11.660 hectares.(Cláudia Brandão)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.