No Dia da Imunização, Sesapi chama população piauiense para colocar suas vacinas em dia

Neste 09 de junho é comemorado do Dia Nacional da Imunização, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Atenta à necessidade da imunização, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) chama toda população piauiense para atualizar sua carteira de vacinas. 
Atualmente 03 campanhas de vacinação estão em ativa no país, são elas: Influenza e Sarampo, que vão até o dia 24 de junho e a contra a Covid-19. “Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. O Brasil é exemplo de vacinação em todo mundo e o estado do Piauí é destaque nacional entre os primeiros colocados nas vacinações contra a influenza e a Covid-19”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 
Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza o Piauí está empatado com o estado de Minas Gerais, com a maior cobertura vacinal, com 54,6%, do público-alvo. Com relação à vacinação da Covid-19 o estado encontra-se em primeiro lugar na aplicação da primeira dose, na segunda posição com relação a D2. Mas mesmo com essas colocações, que são de grande orgulho,  o secretário chama os piauienses para voltarem aos postos e continuar se vacinando. 
“A meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações é atingir pelo menos 90% dos públicos nas campanhas de vacinação. Com isso eu venho pedir ao nosso povo, que procurem seus locais de vacina nas suas cidades e recebem todas as doses necessárias para proteção contra doenças como a Covid-19, que já está com a dose de reforço liberada para aqueles indivíduos acima de 12 anos. Vamos vacinar para erradicarmos as doenças de nosso país”, pontua Neris Júnior. 
A coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros, destaca a necessidade de toda família procurar os postos de saúde para manter suas carteiras de vacinação em dia, uma vez que hoje temos imunizantes disponíveis para a população a partir dos primeiros dias de vida até a fase adulta. “As vacinas de rotina estão disponíveis nos postos de saúde dos municípios para todas as faixas etárias, contempladas no Plano Nacional de Imunização. Por isso é essencial que toda família busque sua Unidade Básica de Saúde para atualizar sua vacinação”, reforça. 
Campanhas
A vacinação contra a Covid-19 está direcionada a toda população acima de 05 anos de idade. Para aqueles maiores de 12 anos a vacina já está disponível também como reforço, que deve ser tomado 04 meses após a segunda dose e para os maiores de 18 anos a segunda dose de reforço também está liberada e deve ser aplicada também no prazo de 04 meses após a primeira dose de reforço. 
A campanha contra a Influenza, que foi prorrogada até 24 de junho, é destinada aos seguintes públicos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas;professores;pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Já a campanha contra o Sarampo é direcionada para crianças de seis meses a menos de cinco anos (todas devem tomar a vacina durante a campanha) e profissionais de saúde (precisam atualizar a situação vacinal, ou seja, devem estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.