Opinar e Datamax divulgam pesquisa para governador nesta sexta: veja discrepâncias

Nesta sexta-feira (22/07) devem ser divulgadas duas pesquisas eleitorais dos institutos Opinar e Datamax, com números para a disputa do Governo do Piauí. Os números são aguardados com muita expectativa pela classe política, pois darão base para comparações dos institutos e pré-candidatos.

A pesquisa do Datamax, foi realizada com 2.000 entrevistados, teve início ainda nesta semana e foi contratada pelo portal Lupa1, da família do jornalista Tony Trindade, pelo valor de R$ 46 mil, com número de registro PI-06955/2022.

A pesquisa do Opinar foi iniciada há 10 dias com 1.082 entrevistados, e foi contratada pelo valor de R$ 43 mil pelo Progressistas, do ministro Ciro Nogueira, com número de registro PI-02383/2022.

Além da quantidade de entrevistados, o que chama a atenção são os números de municípios onde as pesquisas foram realizadas. Enquanto o Datamax Foi em 90 municípios, o Opinar foi em apenas 63 das 224 cidades do Piauí.

A pesquisa do Progressistas só foi registrada após o recebimento do resultado pelo partido, enquanto a do Datamax ainda estava em andamento quando houve o registro

Esta é a primeira vez em que pesquisas de dois institutos devem ser divulgadas no mesmo dia, gerando uma expectativa pelos números que podem divergir. 

O Opinar tem trazido números em pesquisas anteriores que colocam Silvio Mendes na frente, enquanto o Datamax, mostra o crescimento de Rafael Fonteles.

Resta agora esperar o resultado para ver se os números serão semelhantes ou totalmente discrepantes.(180graus)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.