Parque Serra da Capivara está entre os destinos imperdíveis de 2022, de acordo com o The New York Times

O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato, sul do Piauí, foi listado pelo jornal de maior destaque norte-americano, o The New York Times, como um dos 52 destinos imperdíveis de 2022. Sendo o único destino brasileiro da lista que é produzida anualmente pelo jornal.

Parque Serra da Capivara (Foto: Érica Pessoa/OitoMeia)

O parque foi criado em 1979, e declarado como Patrimônio Cultural em 1991 pela UNESCO, com a finalidade de proteger um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do país, pois é onde possui a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América, com pinturas rupestres e outros vestígios da era pré-colombiana.

De acordo com o The New York Times, o local primeiramente chama atenção dos turistas pelos seus cânions e cactos, que são símbolos da caatinga. Mas o que realmente distingue o parque de inúmeras outras paisagens brasileiras de tirar o fôlego, são os restos arqueológicos e artísticos de humanos antigos, que muitos pesquisadores acreditam ter chegado há mais de 20.000 anos.

O jornal destacou ainda que a pandemia não cessou totalmente as atividades no local, onde foram inauguradas novas áreas para a visitação, com instalação de banheiros e de uma escadaria rente ao paredão rochoso de mais de 60 metros de altura.

Pinturas Rupestres (Foto: Érica Pessoa/OitoMeia)

“A pandemia diminuiu o ritmo, mas não o progresso: novos sítios arqueológicos foram preparados para visitação, novos banheiros para visitantes foram instalados e, mais notavelmente, uma impressionante escada fechada de 60 pés em um penhasco íngreme inaugurada em outubro, permitindo um acesso mais seguro e muito mais rápido aos visitantes”, pontuou. (Érica Pessoa)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.