Piauí tem a maior população de gatos do Brasil e lei prevê a criação de “castramóvel”

O Piauí tem a maior população de gatos em situação de domicílio do Brasil, segundo o último levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Piauí aparece em primeiro lugar com 32,6% das  residências com algum gato. Em segundo aparece o Maranhão, com 31,5%; em seguida o Ceará, com 29,3%. 

O número, no entanto, é uma estimativa, já que há uma grande quantidade não contabilizada de gatos vivendo nas ruas. Por conta dessa realidade, um projeto de lei na Alepi – de autoria da deputada estadual Teresa Brito (PV) – quer controlar essa população através de castração e propõe a criação do “castramóvel”. 

“Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 é a única que tem informações de animais domésticos (cães e gatos) nos domicílios. Piauí, de acordo com essa tabela, era o estado que tinha o maior percentual de domicílios do país com algum gato (32,6%)”, segundo o superintendente de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eyder Mendes. 

Cães e gatos em Teresina

Em 2021, segundo informações do Centro de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, a população de cães e gatos na cidade ultrapassa os 170 mil animais. 

“Isso levando em conta os animais que foram vacinados contra raiva no ano passado. Só em Teresina, na zona urbana e rural, os agentes vacinaram 173 mil animais, entre cães e gatos. Desse total, 117 foram cães e 56 mil gatos”, destacou o gerente do Centro de Zoonoses, Paulo Marques.(Nataniel Lima)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.