Prefeitura promove reunião com proprietários de abatedouros de frango

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, participou, na tarde da última quinta-feira, de importante reunião no auditório da Prefeitura, à Rua Itaúna, onde estiveram presentes vários proprietários de abatedouros de frangos no município, que ouviram explanações acerca da  importância do SIM (Selo de Inspeção Municipal) na cidade. O Selo trata das boas práticas da manipulação de alimentos e também do gerenciamento de resíduos, que vem causando muitos problemas em Parnaíba. A promoção foi da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação em Saúde, da Vigilância Sanitária (NES); o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a Superintendência do Setor Primário.

As explanações obre o assunto foram feitas pelo agrônomo Ismael Abreu, Superintendente do Setor Primário; Rosângela Mourão, secretária executiva do Procon Municipal e o veterinário Inaldo Torres, da Vigilância Sanitária. Os trabalhos foram coordenados por Aparecida Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Vigilância Sanitária (NES/VISA).

Existem comerciantes hoje em Parnaíba que não possuem as mínimas condições de estarem abatendo frangos para venda. E nós queremos o mínimo de higiene e de qualidade possíveis, nos produtos que são colocados à venda para a população”, disse Ismael Abreu. Segundo ele,  desde 2017, quando Mão Santa assumiu a Prefeitura, ele determinou que nós nos debruçássemos na questão do matadouro, para dar uma resposta à população e, com isso, a necessidade do Selo de Inspeção Municipal, que também é obrigatório para outras atividades . Isso hoje é um marco importante para a gestão Mão Santa e sua equipe, porque toda a região que tem Parnaíba como pólo tem que terem produtos de qualidade ao que é exposto à venda”, disse Ismael, acrescentando que a luta pela implantação do SIM em Parnaíba vem desde 2014 mas que somente agora foi possível.

Para a secretária executiva do Procon Municipal, advogada Rosângela Mourão, é importante que todos os abatedouros estejam dentro dos padrões legais. “Como consumidora que sou, o SIM é muito bom. É um atestado do crescimento de Parnaíba. O objetivo é a segurança alimentar que a gestão está oferecendo para a população, com relação à qualidade no alimento que consome”.

“Saio daqui com muita emoção. Vi a participação de todos, e todos compartilhando com a ideia de uma Parnaíba melhor. A vida me ensinou que a coisa só dá certo no serviço público se houve sensibilidade política e responsabilidade administrativa,. Vocês engradecem o nosso governo e a cidade de Parnaíba. E eu quero ver que  as instituições cada vez mais vão funcionar e ficarem mais fortes”, disse o prefeito, ao final, se dirigindo aos presentes.

Aparecida Ferreira Coordenou os trabalhos

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.