Protocolo para retorno das aulas na Ufpi será definido nesta terça (18)

O protocolo de Biossegurança para retorno presencial às aulas do semestre de 2021 na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) será definido nesta terça-feira (17) quando também será apresentada a versão final do documento que regulamenta o ensino híbrido.

A minuta de resolução teve ampla discussão com professores, técnicos e estudantes. Entre os pontos a serem sugeridos estão que as aulas teóricas sejam preferencialmente em forma remota; as disciplinas teórico-práticas em laboratório sejam ministradas no modelo remoto e presencial; e que as atividades de natureza prática, como estágios e atividades em laboratório, sejam realizadas no modelo presencial.

“A resolução do ensino híbrido na Ufpi recebeu mais de 30 colaborações individuais e coletivas da comunidade. Fizemos um estudo técnico e incorporamos sugestões apresentadas”, diz a pró-reitora de graduação, Ana Beatriz Gomes, ao enfatizar que a construção coletiva do documento visa garantir voz a todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Leomá Matos, diretor de Administração Acadêmica, acrescenta que a resolução oferece independência e flexibilidade às coordenações dos cursos, chefias de departamento e diretores de unidade para escolher a modalidade que mais se adapta às especificidades de cada disciplina.  

“Vale lembrar que a resolução permite mesmo aos cursos sem prática de laboratório terem aulas presenciais. Isso vai depender da decisão da unidade juntamente com cursos e departamentos e também com base no potencial de ocupação de cada unidade, o que estará detalhado tanto na resolução quando no protocolo”, esclarece Matos.

O Protocolo Geral de Biossegurança para Retomada de Atividades Presenciais será apreciado em sessão do Conselho Universitário (Consun), às 9h30. Já a Resolução do Ensino Híbrido será votada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), no mesmo dia, as 15h.

Desde 2021, o tema vem sendo discutido com as representações dos três segmentos da universidade. A última reunião ocorreu na semana passada para esclarecer dúvidas dos alunos. Foi confirmado, por exemplo, a manutenção do pagamento do auxílio moradia para quem depende da Residência Universitária, o empréstimo de livros com agendamento on-line e que a universidade buscou interlocução com a Prefeitura para ampliar a oferta de ônibus na volta às aulas. 

“Explicamos todas as condições para que esse retorno inicie no dia 7 de fevereiro. Nós os tranquilizamos que a retomada será gradual e segura”, conta Ana Beatriz Gomes. (Com informações Ufpi)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.