‘Quebra de recorde’ para reconhecimento do maior cajueiro do mundo será dia 10

O Piauí está ainda mais perto de ser reconhecido por ter o maior cajueiro do mundo. Nesta sexta-feira (10) será realizado o evento de ‘quebra de recorde’, uma das exigências do Guiness World Records para conceder o título ao Cajueiro-Rei, localizado na cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do estado. 

O secretário de municipal de Meio Ambiente e Turismo, Thiago Soares, explica que a solenidade formal conta com a medição da árvore que, para ser a maior do mundo, deve ter mais de 8.500 m², tamanho do cajueiro do Rio Grande do Norte. 

“Na prática é como se a gente tivesse desafiando o cajueiro de Rio Grande do Norte. Será feita a medição, vamos ter a presença de biológos e engenheiros. Enfim, temos que seguir vários critérios que comprovem que somos o maior cajueiro do mundo. Estamos otimistas e com toda a estrutura para eternizar o nosso amor pelo cajueiro para o mundo”, disse o secretário. 

Medições geográficas comprovaram que a extensão do cajueiro do Piauí é de 8.800 m². Durante a solenidade serão feitas também homenagens póstumas a piauienses que contribuíram para a preservação do Cajueiro-rei como o jornalista Kairo Amaral, responsável pelas primeiras reportagens no local. 

“No dia também serão assinadas leis que favorecem a proteção do cajueiro-rei, ordem para a construção do mirante. Vamos preparar o terreno para que o nosso cajueiro não sofra mais com o descaso, isso indepedente do resultado do Guiness”, reitera o secretário

Após a cerimônia, a documentação será enviada ao Guiness World Records que deve responder em até 12 dias se o cajueiro piauiense é realmente o maior do mundo. (Graciane Sousa)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.