Rafael promete fortalecer a ZPE de Parnaíba e implantar da Ferrovia do Norte Piaui

O pré-candidato do PT a governador, Rafael Fonteles, apresentou à sociedade parnaibana os compromissos específicos do Plano de Governo para o município e região da Planície Litorânea. O evento foi realizado na sexta-feira (10), no Igara Clube. Esta é a primeira vez que são apresentados compromissos específicos para a Grande Parnaíba em um plano de governo.
Rafael Fonteles com jovens de Parnaíba: plano de governo está pronto
Quinze pontos principais são abordados no projeto focado para Parnaíba e região. “A gente tem a convicção da importância de Parnaíba e da Planície Litorânea para o desenvolvimento do Piauí, do Nordeste e do país como um todo. Portanto, decidimos fazer metas separadas para as regiões metropolitanas de Teresina e Parnaíba. Para cá também traçamos planos ousados, mas sempre realistas e possíveis. São 15 pontos que serão trabalhados para a criação de novos empregos e oportunidades, para a infraestrutura da região e, por consequência, para a melhoria de qualidade de vida da população”, atentou Rafael Fonteles.

O programa de governo tem como propostas para a região metropolitana de Parnaíba: fortalecer a ZPE de Parnaíba, com atração de mais empresas âncoras; iniciar o processo de implantação e concessão da Ferrovia do Norte Piaui, da Grande Teresina à Grande Parnaíba, com apoio do Governo Federal; concluir e viabilizar a concessão do Porto de Luís Correia; adequar a estrutura do Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho para operações de carga; construir o Aeródromo de Cajueiro da Praia para atendimento à demanda turística específica da região.

Também constam como metas o fortalecimento das ações estratégicas de apoio à comercialização e industrialização da produção dos Tabuleiros Litorâneos; fortalecimento de ações de investimento e incentivo ao turismo nos quatro municípios da Grande Parnaíba, ampliando infraestrutura, plano de marketing e capacitação dos agentes; e investimentos na infraestrutura urbanística e de saneamento básico das praias da Pedra do Sal, Coqueiro, Maramar, Macapá e Barra Grande.

Na educação, dobrar o número de escolas e matrículas estaduais em tempo integral, ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica. Na saúde, aperfeiçoar o sistema de regulação para o Hospital Dirceu Arcoverde. Na segurança, dobrar o efetivo das forças de segurança pública, além de ampliar o uso de tecnologias. Na Infraestrutura, realizar obras de macrodrenagem para redução dos alagamentos e implantação de reservatórios para retenção de água. Na área de meio ambiente, aplicar uma estratégia de descarbonização da economia e do turismo, com recuperação dos manguezais e despoluição de águas com metas escalonadas de redução de lixo.

A versão apresentada é uma preliminar para discussão com a sociedade. Aqueles que quiserem participar da construção do plano de governo podem cadastrar as sugestões no site www.rafaelfontelespi.com.br ou enviar pelas redes sociais de Rafael Fonteles. No site também estão disponíveis a síntese e a versão completa do plano de governo, além de matérias, fotos, vídeos e todas as novidades das reuniões nesta pré-campanha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.