Taxa de positividade para Covid volta a subir no Piauí, aponta Fiocruz

Sinal de alerta para o avanço da Covid-19 no Piauí. O índice de monitoramento iCovid desenvolvido por pesquisadores da UFPI em parceria com a Fiocruz Piauí revela que a taxa de  positividade para a doença medida pelo exame laboratorial RT-PCR voltou a subir na última semana epidemiológica, ficando em 13,03%, considerado moderadamente alto, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. É a quinta semana consecutiva com aumento nessa taxa.

O estudo mostra ainda que o índice de ocupação hospitalar também vem aumentando nas últimas semanas, o que indica a necessidade da adoção de medidas mais rígidas para o controle da pandemia no Estado. A ocupação média de leitos de UTI está em 45%.

Felizmente, o número de mortes não acompanha a velocidade de crescimento dos casos, graças à cobertura vacinal. Os indicadores mostram uma média de 0,03óbitos/dia  por 100 mil habitantes. Mesmo assim, as autoridades de saúde chamam a atenção para quantidade de pessoas que ainda não voltou para tomar as doses de reforço.

O momento é delicado e exige a volta de cuidados que já estavam sendo negligenciados por boa parte da população. O uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento mínimo necessário para evitar aglomerações são atitudes que não podem ser esquecidas por enquanto. (Cláudia Brandão)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.