Teatro Saraiva é inaugurado depois de mais de dez anos em construção

*Por Pádua Marques

Depois de mais de dez anos em construção e enfrentando todo tipo de dificuldades, incluindo um apagão de última hora na quarta-feira, o Teatro Saraiva, na avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona norte em Parnaíba, foi finalmente inaugurado na quinta-feira 22 de março. Sua construção teve início em 2009, pelo ator, diretor, jornalista, professor e radialista aposentado Joaquim Lopes Saraiva, natural de Floriano.

Desde o início e empregando todos os recursos de que dispunha, Saraiva alimentou um sonho, ter seu próprio teatro e onde pudesse transmitir às gerações atuais e as futuras toda a experiência nas artes cênicas. Agora e com a ajuda da Secretaria de Cultura do Piauí, o teatro recebeu obras no piso do hall, elevador de acessibilidade, forro de gesso, repintura, luz, som, 300 poltronas, mais 50 extras e outros equipamentos.

Projeto Seis e Meia. Quando em atividade, o Centro Cultural Multiuso Teatro Saraiva vai oferecer cursos e oficinas de teatro, música, dança, pintura, saraus poéticos e se destinar a seminários, lançamento de livros, vernissage e outros eventos. O investimento da Secretaria Estadual de Cultura, segundo o diretor, foi de um milhão de reais numa parceria público-privada por cinco anos.

“O teatro ganha com esta conclusão e a cidade ganha mais espaço. É uma extensão do Teatro 4 de Setembro”, diz satisfeito Joaquim Lopes Saraiva, em meio a operários, técnicos, visitantes e clientes retardatários à procura de ingressos. Os trezentos lugares foram vendidos em poucas horas tão logo foi anunciada a atração principal, que de e ter ainda na sua programação shows de humor e apresentação de balé.

O teatro, que vai com essa parceria manter funcionários da Secretaria de Cultura, todos os impostos serão pagos por ela e o retorno financeiro para o centro cultural será de 30% de toda a bilheteria. Saraiva se mostra satisfeito com a iniciativa e elogia a sensibilidade do secretário Fábio Novo e da vereadora Fátima Carmino (PT), que na gestão do prefeito Florentino Neto foi secretária de Cultura.

A atração principal foi o cantor Paulo Ricardo, líder e vocalista da banda RPM na década de 1980 e intérprete de sucessos como Alvorada Voraz, A Cruz e a Espada, Rádio Pirata e A Um Passo da Eternidade. A apresentação de Paulo Ricardo faz parte da do Projeto Seis e Meia. Parnaíba passa a fazer parte do circuito deste projeto que deve ainda ter atrações de dois em dois meses como Alcione, Zeca Baleiro, Maria Gadu, Alceu Valença, Frejat, Agnaldo Timóteo, Amelinha, Elba Ramalho e Joana.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.