Três casos suspeitos da varíola dos macacos são investigados em Parnaíba

A secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio, informou ao GP1 na manhã desta segunda-feira (08), que estão sendo investigados três casos suspeitos da varíola dos macacos (monkeypox) no município de Parnaíba.

Segundo Leidiane Pio, os casos suspeitos são dois homens, de 31 e 60 anos, e uma mulher de 33 anos, que estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. “São três casos suspeitos, sendo dois homens e uma mulher. Todos estão em monitoramento”, informou a secretária ao GP1.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o homem de 60 anos está internado e com boa evolução. Já os outros dois estão em monitoramento domiciliar.

Foram coletadas amostras de sangue de todos os pacientes para a realização de exames laboratoriais que vão atestar se eles estão ou não infectados com a doença.

OMS reconhece varíola dos macacos como emergência de saúde global

Primeiro caso confirmado no Piauí

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou no dia 4 de agosto que foi confirmado o primeiro caso da varíola dos macacos no Piauí. Trata-se de um homem de 46 anos, residente da cidade de Batalha.

A principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza. A transmissão pode acontecer de forma direta ou indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio do esperma, sangue e utensílios contaminados.

Isolamento

Para indivíduos com monkeypox, as precauções de isolamento, seja em estabelecimentos de saúde ou em domicílio, devem ser mantidas até que todas as lesões tenham sido resolvidas e uma nova camada de pele tenha se formado. As orientações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde é que estes pacientes fiquem em isolamento por pelo menos 21 dias.(Gp1)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.