Usina fotovoltaica da UFDPar gera economia de R$ 500 mil por ano

Inaugurada em 2020 a usina solar fotovoltaica do Campus Ministro Reis Velloso, vem trazendo uma economia de 54 mil reais mensais a Universidade Federal do Delta do Parnaíba. A instalação da Usina, além da economia nos gastos com energia elétrica, é fonte de energia alternativa e renovável, contribuindo com o consumo consciente e preservação do meio ambiente.

A Usina Solar Fotovoltaica do Campus possui capacidade instalada de 500 kWp de potência, produzindo em média 55.000 kWh/ mês de energia. A Usina, Categoria minigeração, possui 1210 módulos fotovoltaicos da marca Canadian de 415W de potência instalados, sendo esses distribuídos entre os Blocos do Auditório Central, Biblioteca, Restaurante Universitário, Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação e no Bloco V, Setor II, nas Salas de aula.

Outra ação executada pela Prefeitura Universitária foi a substituição de lâmpadas tradicionais por modelos de LED. A tecnologia LED possui uma melhor eficiência energética e baixo consumo. Além da economia, as novas lâmpadas têm vida útil muito superior em relação as lâmpadas comuns, em torno de 50.000 horas.

Em comparação aos anos de 2018/2019 com 2021, as ações descritas anteriormente geraram uma economia no consumo de 71,59%, segundo dados do painel de economia de energia do Governo Federal, evidenciando assim sua efetiva eficiência. Fonte: CCI. Foto: PL

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.