Vacinação de crianças contra a Covid-19 supera 80% do público no Piauí

Mais de 80% das crianças do Piauí entre 5 e 11 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo dados do vacinômetro, registrados na manhã desta quinta-feira (28/04), 81,80% das crianças de 5 a 11 anos do Piauí já receberam a primeira dose e 45,98% a segunda dose.

“É muito bom ver a vacinação dentro do estado avançando em todas as faixas etárias, principalmente em nossas crianças. Queremos melhorar ainda mais esses números, mas para isso precisamos da cooperação das pessoas em completar o seu ciclo vacinal. Para os adultos, pedimos que procurem e tomem até a dose de reforço e em respeito às crianças pedimos para que os pais garantam que elas recebam as duas doses da vacina. Somente assim, teremos nossa população protegida contra o vírus”, destacou Neris Júnior.

Criança recebe vacina contra a Covid-19 (Foto: Reprodução)

O secretário também comemorou os resultados que as taxas de vacinação vêm produzindo na saúde da população piauiense. Além da redução de casos graves desde o início dos trabalhos de vacinação, o estado está atualmente há 14 dias sem registrar óbitos.

“É mais importante ainda verificar que as vacinas possuem o resultado esperado e tem segurança para todas as pessoas que receberem as doses. Um exemplo desta segurança foi o relatório do Ministério da Saúde divulgado no último dia 26, que afirma que o Brasil não registrou nenhum óbito infantil por efeitos adversos da vacina”, reforçou o secretário.

O Ministério da saúde investigou 38 óbitos notificados por estados e municípios, mas todos foram descartados para efeitos da vacina. A vacinação de crianças de 05 a 11 anos teve início em dezembro de 2021.

Para dar mais celeridade à imunização infantil, o Piauí recebeu esta semana mais 40 mil doses de Pfizer pediátrica. As vacinas foram solicitadas pela coordenação de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e já foram encaminhadas para os municípios para dar continuidade à imunização infantil no estado.

Através do então Secretário Florentino Neto, o Piauí foi o segundo estado brasileiro a protocolar uma solicitação junto a Anvisa, para a liberação da vacinação de crianças e adolescentes.(Victor Costa)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.