Venda de dinheiro falso é anunciada nas redes sociais em cidade do Piauí

Cédulas de dinheiro falso circulam na cidade de União. Comerciantes relataram que tem sido cada vez mais comum o aparecimento de cédulas falsificadas no município. A venda das notas já foi flagrada nas redes sociais. As informações são do Clique União

“Recebemos aqui na loja uma de 20″… “Colega aqui do lado recebeu uma de 100“, são relatos de vítimas que tentam alertar a população sobre o golpe.

A venda de dinheiro falso é anunciada livremente nas redes sociais. Em um grupo de WhatsApp com moradores de União, um falsificador, usando um contato com DDD de outro Estado, faz propaganda diária para venda de notas falsas.

A produção destas notas é um crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena pode variar de 3 a 12 anos de prisão. Já o repasse do dinheiro falsificado, mesmo que tenha sido sem querer, pode resultar em uma condenação de seis meses a dois anos de detenção.

Recebi nota falsa, o que devo fazer?

De acordo com o Banco Central, é proibido repassar nota falsa. Caso receba alguma cédula suspeita, existem as seguintes orientações

Se receber um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico dentro ou fora da agência bancária, acionar o gerente para pedir a substituição da nota.

“Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência”, recomenda o Banco Central. Agora, caso tenha recebido durante uma transação do dia a dia, a orientação é recusar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.