Prefeitura de Parnaíba realiza Consulta Pública para elaboração da LDO 2020

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (22) uma Consulta Pública, no auditório da Prefeitura de Parnaíba, com objetivo de ouvir os diversos segmentos da população como: sindicatos, associações de moradores, entidades populares em geral, visando traçar diretrizes que venham auxiliar a gestão municipal na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020.

“A LDO é o mecanismo pelo qual o governo estabelece as metas, diretrizes e prioridades da administração pública para o exercício seguinte e ainda orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), com base no Plano Plurianual (PPA- 2018- 2021)”, explicou o superintendente de Planejamento professor Anísio Neves.

Fazendo uso da palavra o prefeito Mão Santa chamou a atenção para a aplicação dos recursos públicos através das emendas impositivas dos vereadores, que é um mecanismo novo estabelecido por lei, pela Câmara Municipal, para ser aplicado a partir da atual gestão (2017) e que não vem funcionando a contento, segundo avalia o superintendente Anísio.

“O vereador não pode colocar seus interesses acima dos interesses da população. É preciso que essas emendas sejam aplicadas em ações que beneficiem a população, como iluminação pública, calçamentos, praças… e não para entidades fantasmas, ONGs e associações que não engradecem a cidade. Aliás, ONGs são traquinagens que existem no Brasil”, disse o prefeito, destacando o trabalho do superintendente Anísio Neves, que tem se preocupado bastante com o direcionamento correto desses recursos.

Mão Santa também destacou o momento de dificuldades em que vive o município, por conta das fortes chuvas que desabaram em Parnaíba durante todo o dia e noite de ontem. “Estamos vivendo um momento difícil e queremos agradecer a participação estóica dos Bombeiros, da Secretaria de Infraestrutura e do Desenvolvimento Social, de Dona Adalgisa, que já preparou acomodação para desabrigados. São 6 zonas cruciais de alagamento”, pontuou o prefeito.

O Superintendente Anísio Neves, do Planejamento, agradeceu o prefeito pela disponibilidade de estar presente, não obstante os seus compromissos por conta do momento em que vive a cidade, já tendo sido, inclusive, decretado estado de emergência no município.

“Existe uma preocupação nossa com a transparência na montagem das políticas públicas do município. E a legislação pede que a gente escute a população, na elaboração dessas políticas públicas, cujo assunto este ano é tema da Campanha da Fraternidade. E o povo está atento ao que se faz”, disse.

Anísio enfatizou também o momento importante em que vive o município, na atração de investimentos. “Parnaíba no passado cresceu. Hoje ela está se desenvolvendo porque estamos mostrando resultados de qualidade. Quando vimos o grupo Pão de Açúcar querendo se implantar aqui; um grupo atacadista como o Mateus, que é de Belém, mas já domina o Maranhão; e o Banco Santander querendo transformar sua unidade em agência bancária, é sinal de que o desenvolvimento de Parnaíba é real”, enfatizou.

Várias pessoas presentes também se manifestaram, apresentando reivindicações e elogiando as ações da administração municipal. O Poder Legislativo se fez representado pelos os vereadores Francisco da Paz, Antônio Diniz e Neta Castelo Branco de Sousa.

texto e fotos: Bernardo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *