Ontem, dia 26 de junho de 2026, esteve mantendo contatos políticos em Parnaíba a pré-candidata a deputada estadual Dra. Anyara Santos.
Ela foi recepcionada pelo suplente de vereador Júlio César e participou de um evento realizado na Sociedade Cristã São João Bosco, Na Rua Oeiras, no Bairro Nova Parnaíba. O encontro reuniu lideranças, amigos e moradores “que participaram ativamente desse momento de diálogo e construção coletiva. Foi uma noite marcada por troca de ideias, escuta e fortalecimento de parcerias que certamente renderão frutos para o futuro da nossa comunidade”, explicou Júlio César.
Segundo ele, a presença de todos foi fundamental para mostrar que “juntos podemos transformar sonhos em realidade. Este encontro é apenas o início de muitas parcerias e conquistas que estão por vir. Buscamos fortalecer o vínculo com a pré candidata Anyara Santos”, pontuou Júlio.
QUEM É Dra. Anyara Santos
A Dra. Anyara Santos é odontóloga, acadêmica de Medicina e primeira-dama da cidade de Picos. Casada com o prefeito Dr. Pablo Santos, ela traz em sua trajetória o legado político da família Santos, que já representou o povo do Piauí por diversos mandatos na Assembleia Legislativa.
Em março de 2026, Anyara oficializou sua filiação ao MDB, fortalecendo o partido e colocando seu nome à disposição como pré-candidata a deputada estadual. Sua proposta é dar voz às mulheres, defendendo pautas como saúde feminina, maternidade e o combate ao feminicídio.
Com apoio de lideranças estaduais e municipais, a Dra. Anyara Santos se apresenta como uma nova força política, comprometida em transformar a vida das pessoas e ampliar a representatividade feminina no parlamento piauiense.
JÚLIO CÉSAR já faz política em Parnaíba há vários anos, já tendo concorrido a uma vaga na Câmara Municipal por diversos pleitos. Nas últimas eleições obteve quase 1.300 votos conquistando uma das suplências do Legislativo Parnaibano.
Murici dos Portelas será o ponto de partida do circuito estadual de corridas de rua Piauí Run Tour – O Piauí em Movimento, que terá início neste sábado (27), com largada às 6h. A competição deve reunir atletas profissionais, amadores e entusiastas da corrida de diversas regiões do estado em um percurso de cinco quilômetros. A iniciativa é promovida pela Associação Esporte & Vida do Estado do Piauí, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), e busca incentivar a prática esportiva e ampliar o calendário de eventos no interior.
Foto: Reprodução | Divulgação
O Piauí Run Tour foi criado para integrar esporte, saúde, turismo e desenvolvimento regional. Segundo os organizadores, o projeto pretende descentralizar as grandes competições esportivas, valorizando os municípios participantes e fortalecendo suas características culturais, históricas e turísticas. É esperado que cada etapa atraia centenas de atletas, familiares e visitantes, movimentando setores como comércio, hotelaria, gastronomia e prestação de serviços.
Outro diferencial do circuito será o sistema de pontuação geral, que incentivará os corredores a participarem de todas as etapas, promovendo continuidade e maior integração entre os competidores. Todas as provas contarão com estrutura de segurança, suporte aos atletas e cronometragem eletrônica, buscando elevar o padrão das corridas de rua realizadas no estado. Após Murici dos Portelas, o circuito seguirá para Beneditinos, José de Freitas e Novo Santo Antônio.
De acordo com Lucídio Ferreira, representante da associação organizadora, o esporte é uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento regional. Para o Governo do Estado, o Piauí Run Tour reforça a política de interiorização das ações esportivas, ampliando o acesso da população a eventos organizados e consolidando o turismo esportivo como uma alternativa para impulsionar a economia e a qualidade de vida nos municípios piauienses.
Na próxima segunda-feira (29), os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual Direta, Autárquica e Fundacional funcionarão em horário diferente em função do jogo da seleção brasileira. O decreto foi assinado pelo governador Rafael Fonteles.
Conforme o decreto, o expediente nos órgãos do Poder Executivo Estadual será encerrado às 12h. A medida contempla os órgãos da administração direta, autarquias e fundações estaduais.
Foto: Viagora
Palácio de Karnak
O decreto determina ainda que, as horas correspondentes à redução de jornada deverão ser recompensadas posteriormente pelos servidores. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Segundo o texto, a alteração no horário do expediente não se aplica aos órgãos e instituições cujas atividades exigem funcionamento ininterrupto como os ligados à saúde, segurança pública, atendimento de urgência e demais áreas consideradas indispensáveis ao atendimento da população.
CNI estima impacto de até R$ 267 bilhões por ano nos custos do trabalho formal com redução da jornada e fim da escala 6×1
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, reforçou nesta quinta-feira (25) que eventuais mudanças nas relações de trabalho merecem a máxima atenção e profundidade nas discussões. “Mudanças dessa magnitude exigem debate amplo, técnico e responsável, com participação de trabalhadores, empregadores e poder público. Isso porque alterações dessa natureza podem gerar impactos relevantes sobre emprego, custos e a economia de maneira geral. É fundamental e aprofundamento das discussões”, destacou Alban.
Segundo o dirigente, não deve haver pressa do Senado para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC 221/2019) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1. Pelo contrário: o assunto, segundo ele, requer ampliação das discussões à exaustão.
Estimativas da CNI indicam que a redução da jornada de 44 horas para 40 horas semanais e fim da escala 6×1 pode elevar os custos com empregados formais em até R$ 267 bilhões por ano, um aumento de até 7%.
A PEC 221 foi aprovada pela Câmara dos Deputados no final de maio e enviada ao Senado, onde permanece, até o momento, sem encaminhamento. Há outra proposta em tramitação na Casa, conhecida como PEC do Trabalho Flexível, apresentada pelo senador Rogério Marinho, que propõe modernizar as relações laborais por meio da autonomia de escolha. Esta PEC recebeu o apoio de um grupo de 3 mil entidades empresariais, incluindo a CNI.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), em Teresina, sediará neste sábado (27), das 9h às 12h, a primeira plenária da pré-candidatura de Manuel Domingos Neto ao Senado pela Federação Rede/PSOL. O encontro reunirá lideranças, movimentos sociais, estudantes e apoiadores para discutir propostas voltadas ao Piauí e ao Brasil. A organização informa que o evento será aberto ao público e terá como foco o diálogo e a construção coletiva da candidatura.
Foto: Foto divulgação
Manuel Domingos Neto
Sociedade
A participação da sociedade civil na política volta ao centro do debate neste sábado (27), durante a plenária da pré-candidatura de Manuel Domingos Neto ao Senado Federal, em Teresina. O encontro reunirá representantes de movimentos sociais, professores, estudantes, trabalhadores e lideranças para discutir propostas voltadas ao desenvolvimento do Piauí. A iniciativa pretende ampliar o diálogo entre diferentes setores e estimular a construção coletiva de uma agenda para as eleições de 2026.(Portalaz)
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), justificou a não conclusão do Porto de Luís Correia durante os seus quatro mandatos como governador do Piauí a uma ação judicial. À imprensa, o ex-governador detalhou a situação.
“Infelizmente, a gente teve uma ação judicial. Era um Porto federal que foi repassado para o estado e tinha uma série de problemas que a gente levou muito tempo para poder garantir. Eu ainda fiz uma retomada, que teve uma ação que terminou paralisando”, disse.
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)
Além de comentar os entraves para a conclusão do Porto, Wellington Dias destacou a sua importância.
“Ali é um porto de pequeno porte, um porto pesqueiro, para cargas menores. Mas vai ser muito importante, integrando com o Porto de Itaqui e outros”, finalizou.(Carlos Junior )
O projeto do Porto de Luís Correia voltou a ser o foco das discursões e já provoca divergências até mesmo entre integrantes da base governista. Nos bastidores, aliados avaliam que a forma como o governo pretende apresentar os avanços da obra pode gerar desgaste político, especialmente se a expectativa criada não for correspondida. A possibilidade de inaugurar uma etapa da estrutura antes de sua plena operação , pode ser uma estratégia que poderá ampliar ainda mais desconfiança de parte da população.
Nas redes sociais, observa-se um volume significativo de comentários da população, incluindo especialistas que manifestam ceticismo quanto ao funcionamento do porto como terminal de exportação de grande porte. Segundo o governo, a operação inicial prevê que navios de maior calado permaneçam em alto-mar, enquanto embarcações menores fariam o transporte da carga até eles. Para defensores do projeto, trata-se de um modelo técnico utilizado em determinadas operações portuárias. Já opositores sustentam que a iniciativa poderá ser interpretada por parte do eleitorado como uma demonstração de resultados antes de o empreendimento atingir sua capacidade plena.
A discussão também divide opiniões dentro da base aliada. Há quem considere importante apresentar à população os avanços alcançados e demonstrar que o projeto está saindo do papel. Outros, porém, avaliam que seria mais prudente aguardar uma etapa mais consolidada da operação, evitando criar expectativas que possam resultar em desgaste político. O Porto de Luís Correia poderá se transformar em um dos temas centrais do debate eleitoral, tornando-se um ativo para o governo caso as entregas correspondam às expectativas, ou um foco de críticas caso persistam dúvidas sobre sua operacionalidade e seus resultados. (Silas Freire)
Nos bastidores da oposição, o clima é de atenção em relação ao desempenho da pré-campanha de Joel. Integrantes do grupo avaliam que, após um início marcado por crescimento na opinião popular e boa receptividade em suas agendas pelo interior, o ritmo de avanço já não é o mesmo observado nas primeiras semanas. A percepção entre aliados é de que houve uma desaceleração da pré-campanha, o que tem motivado discussões internas sobre a necessidade de uma avaliação estratégica.
Apesar de Joel manter uma agenda intensa, visitando municípios, conversando com a população e realizando uma pré-campanha de forte apelo popular, interlocutores entendem que esse esforço ainda não tem se traduzido no mesmo impulso registrado no início. Nos bastidores, ninguém aponta uma causa específica para esse momento. Entre as hipóteses levantadas estão a necessidade de uma estratégia mais eficiente, a dificuldade de ampliar a adesão de novas lideranças políticas ou outros fatores naturais do processo de pré-campanha, que deverão ser analisados pelo grupo.
A avaliação predominante entre aliados é de que este é o momento de revisar o planejamento, identificar os pontos que precisam ser fortalecidos e buscar alternativas para que a pré-campanha volte a apresentar o ritmo de crescimento percebido anteriormente.(Silas Freire)
Faltam 100 dias para o primeiro turno das eleições de 2026. Em 4 de outubro, os brasileiros irão às urnas escolher o presidente da República, os 27 governadores, 54 senadores, além de deputados federais, estaduais e distritais. Já o segundo turno, onde houver necessidade, está marcado para 25 de outubro.
Confira as principais datas do calendário eleitoral de 2026:
4 de julho: fim da propaganda institucional
A partir de três meses antes do primeiro turno, pessoas que ocupam cargos públicos ficam proibidas de fazer publicidade institucional. Isso significa que não podem divulgar atos de governos, programas, serviços e obras. Também fica proibido usar dinheiro público para shows em inaugurações e anúncios que possam influenciar os eleitores.
Também a partir dessa data, candidatos não podem participar de inaugurações de obras públicas. As regras buscam garantir uma disputa eleitoral equilibrada e evitar vantagens indevidas para quem já ocupa cargo público.
20 de julho a 5 de agosto: convenções partidárias
As convenções são encontros internos de partidos e federações partidárias (quando dois partidos se unem para atuarem como um só por pelo menos quatro anos). Nelas, os filiados escolhem os candidatos que vão disputar cada cargo e discutem coligações para as eleições majoritárias. Os encontros podem ser presenciais, virtuais ou híbridos e ocorrem em três níveis: nacional, estadual e municipal.
Cabe aos partidos definir como será a escolha dos candidatos e dos respectivos números de urna. Cada candidato a deputado ou senador recebe um número específico. Os partidos também precisam elaborar uma ata das assembleias, com os nomes e cargos pretendidos, e enviar o documento à Justiça Eleitoral até o dia seguinte.
15 de agosto: registro de candidaturas no TSE
É o fim do prazo para os partidos registrarem, na Justiça Eleitoral, os candidatos que vão disputar as eleições. As candidaturas à Presidência devem ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os demais cargos devem ser registrados nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
16 de agosto: propaganda eleitoral
A campanha começa em 16 de agosto. A partir dessa data, a propaganda eleitoral fica liberada nas ruas e na internet. As peças podem apresentar propostas, mensagens, realizações e trajetórias dos candidatos. Pedidos de voto feitos antes disso são considerados propaganda irregular e podem levar a multas.
Até 1º de outubro, é permitida a circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet. Candidatos também podem fazer comícios até essa data. A campanha na rua é permitida até as 22h de 3 de outubro, véspera do primeiro turno. As campanhas e partidos podem distribuir adesivos e panfletos, realizar passeatas e carreatas.
28 de agosto: propaganda no rádio e na TV
A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa em 28 de agosto, 35 dias antes da antevéspera da eleição. Vai até o dia 1º de outubro.
1º a 5 de outubro: restrição a conteúdos gerados por IA
72 horas antes do primeiro turno, as campanhas ficam proibidas de distribuir novos conteúdos gerados por inteligência artificial em sites e redes sociais. O veto vai até 24 horas após a votação. Essa regra é uma das novidades aprovadas pelo TSE para este ano. Em caso de descumprimento, o texto prevê a remoção imediata do conteúdo ou indisponibilidade do serviço, por iniciativa do provedor de rede social.
4 de outubro: 1º turno
Neste dia, os eleitores brasileiros vão votar para os seguintes cargos:
presidente e vice-presidente;
governador e vice-governador;
senador;
deputado federal;
deputado estadual;
deputado distrital (no caso do DF).
A votação ocorre entre 8h e 17h, em todo o país.
9 de outubro: propaganda no 2º turno
Começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa a eventual 2º turno. Vai até 23 de outubro
25 de outubro: 2º turno
O 2º turno ocorre se nenhum candidato tiver maioria absoluta na disputa para presidente ou para governador.
18 de dezembro: diplomação dos eleitos
A diplomação é o reconhecimento oficial, pela Justiça Eleitoral, do resultado das urnas. Nessa etapa, os eleitos são formalmente reconhecidos. O mandato, porém, só começa com a posse.
5 de janeiro de 2027: posse presidencial
É uma novidade. A posse do presidente eleito não será mais no primeiro dia do ano e passou para 5 de janeiro. A posse dos governadores será no dia 6 de janeiro. A mudança foi aprovada em 2021 e passa a valer nestas eleições. A posse dos senadores e deputados será no dia 1º de fevereiro de 2027.
Decisão envolve manutenção de 19 escolas e compra de brinquedos com recursos do salário-educação
O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel Cunha de Brito, e os demais responsáveis pela área da educação terão de suspender pagamentos ligados a dois empenhos mantidos em restos a pagar após o Tribunal de Contas do Estado identificar risco de duplicidade, falhas na transparência e ausência de documentos capazes de comprovar a execução integral dos serviços contratados.
Francisco Emanuel, prefeito de Parnaíba
A decisão envolve despesas custeadas com recursos do salário-educação e relacionadas à manutenção de 19 escolas municipais de ensino fundamental e à aquisição e instalação de brinquedos de grande porte para unidades de ensino infantil. Também foram citados a secretária executiva do Fundeb, Nayara de Castro Vieira Silva, o secretário municipal de Educação, Danilo de Andrade Rêgo, o controlador-geral do município, Francisco Eudes Fontenele Aragão, e a empresa EBN Engenharia e Construção Ltda.
A apuração teve início após denúncia apresentada pelo cidadão Bruno Souza Santana, que apontou supostas irregularidades na emissão, liquidação e execução das despesas. Segundo o relato, dois empenhos foram liquidados em um intervalo de apenas 24 horas, sem comprovação material suficiente da execução dos serviços e da entrega dos bens.
Ao analisar os registros, a área técnica do TCE identificou que os mesmos objetos já apareciam em empenhos anteriores, que não foram anulados e acabaram inscritos em restos a pagar. Para o Tribunal, essa situação criou a possibilidade de o município realizar dois pagamentos pela mesma obrigação contratual.
No contrato destinado à manutenção de 19 escolas, no valor de R$ 165,4 mil, o TCE constatou que as ordens de serviço não haviam sido cadastradas no sistema oficial. Também não foram localizadas notas fiscais, recibos e atestos que demonstrassem a execução dos serviços, embora dois pagamentos já tivessem sido realizados à empresa contratada.
O Tribunal destacou ainda que o contrato previa inicialmente outra fonte de recursos, mas os pagamentos foram feitos com verba do salário-educação. A alteração só apareceu posteriormente em termo de apostilamento publicado no Diário Oficial, sem que todas as informações fossem inseridas nos sistemas de controle.
Situação semelhante foi encontrada no contrato para aquisição e instalação de equipamentos de lazer e recreação nas escolas infantis. A despesa, de R$ 178,8 mil, também possuía empenho anterior com a mesma descrição, mantido em restos a pagar mesmo depois da emissão e do pagamento de um novo empenho.
Nesse caso, o TCE não encontrou no sistema Contratos Web o contrato, o termo aditivo, o possível apostilamento, as notas fiscais, os recibos ou os atestos relacionados à execução. O aditivo contratual teria sido assinado em outubro de 2025, mas publicado apenas em maio de 2026.
A Corte também apontou que a ausência de informações nos sistemas oficiais e a demora na publicação dos atos contratuais prejudicaram a fiscalização e o controle social. Sem os documentos, não foi possível confirmar se as 19 escolas receberam efetivamente os serviços de manutenção nem se os equipamentos foram entregues e instalados.
Diante das falhas, a conselheira Waltânia Alvarenga determinou que a Prefeitura de Parnaíba não realize pagamentos relativos aos dois empenhos inscritos em restos a pagar até o julgamento definitivo da denúncia. Os responsáveis deverão apresentar documentos que comprovem a execução dos contratos e a regularidade dos pagamentos já efetuados.
O prefeito, os secretários, o controlador-geral e a empresa contratada foram citados para apresentar defesa no prazo de 15 dias úteis. Após as manifestações, o processo retornará à área técnica do Tribunal e seguirá para análise do Ministério Público de Contas.(Lupa1)
Senador Flavio Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro – Foto: redes sociais.
Não é só Michelle Bolsonaro. Os problemas de Flávio Bolsonaro (PL), que o colocam a dois ou três pontos de Lula (PT), têm a ver com políticos importantes da direita mantidos à distância da pré-campanha. Caso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e até do governador de São Paulo. Os três, aliás, têm a mesma queixa de hostilidades dos “herdeiros naturais” da dinastia. Até Michelle é tratada como “intrusa”. Os três fazem falta no palanque e isso se reflete nas intenções de voto em Flávio.
Entorno fraco
Presidente de instituto de pesquisa disse à coluna que é o entorno fraco de Flávio e não áudios a Vorcaro que dificultam resultado nas pesquisas.
Olho no futuro
Tarcísio está longe da campanha de Flávio porque precisa cuidar da sua própria. Além disso, ele já pensa em ser eleito presidente em 2030.
Rumo ao Senado
Michelle não se engaja na campanha do enteado porque, sentindo-se excluída, prefere se proteger e cuidar da própria campanha ao Senado.
À distância
Nikolas também foi repelido pelo núcleo duro bolsonarista em razão dos ciúmes do seu protagonismo. Para evitar polêmica, é outro que caiu fora.(Cláudio Humberto)
Nos próximos dias Rafael Fonteles vai aparecer no seu feed, de capacete, comemorando a exportação de minério de ferro para a China. Vai ter drone, música épica e discurso de que o Piauí entrou para a história. Mas existe um detalhe que dificilmente será contado.
Imagine que você precisa fazer uma mudança, mas o caminhão não consegue entrar na sua rua. Então você leva tudo de carrinho até onde ele está estacionado. Agora imagine esse caminhão cobrando mais de R$ 100 mil por dia enquanto espera você terminar as viagens. É essa a lógica da operação do Porto Piauí.
O navio de cerca de 110 mil toneladas que segue para a China não entra no porto porque o canal é raso. O minério precisa ser levado por uma embarcação menor até o cargueiro que fica fundeado a cerca de 25 quilômetros da costa. Cada etapa aumenta o tempo e o custo da operação.
Mesmo assim, o governo apresenta o modelo como a alternativa mais eficiente. Especialistas e críticos apontam que utilizar um porto de águas profundas, como o do Ceará, reduziria custos e eliminaria a necessidade desse transbordo.
Há ainda outro detalhe. Em dezembro do ano passado, um documento oficial do governo federal apontou restrições ambientais para a ampliação do Porto Piauí. Sem aprofundamento do canal, a limitação permanece. Ainda assim, meses depois, o discurso oficial continuou tratando o empreendimento como um grande salto logístico.
O navio vai zarpar. O vídeo certamente vai circular nas redes. Mas, antes de compartilhar apenas as imagens da festa, vale a pena conhecer toda a história por trás dessa operação.
A Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, em Parnaíba, entrou em uma nova fase de reestruturação com a inauguração de novos pavilhões e de um refeitório, ampliando a capacidade da unidade prisional e reforçando as condições de funcionamento do sistema penitenciário local. A solenidade de entrega das obras foi realizada na manhã desta quinta-feira (25) pela Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus).
As intervenções fazem parte do programa de modernização do sistema prisional do estado, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura das unidades e fortalecer as ações voltadas à ressocialização das pessoas privadas de liberdade.
Participaram da cerimônia o secretário da Justiça do Piauí, Heitor Bezerra, o deputado estadual Carlos Augusto, o diretor da Penitenciária Fontes Ibiapina, Vinícius Rodrigues, além de outras autoridades estaduais e municipais.
Com a construção dos novos pavilhões, a unidade ganhou mais 100 vagas, sendo 32 destinadas ao público masculino e 68 ao feminino. Atualmente, o presídio abriga cerca de 780 internos. Segundo a Sejus, a expectativa é que, nos próximos dois meses, a capacidade da unidade seja ampliada para até 600 vagas, contribuindo para a redução da superlotação em aproximadamente 40%.
Além das melhorias estruturais, a solenidade também marcou a entrega de novos fardamentos para os 80 policiais penais que atuam na unidade e armamentos para os 28 novos integrantes da categoria. Os investimentos visam fortalecer as condições de trabalho dos servidores e ampliar a segurança no ambiente prisional.
De acordo com a Secretaria da Justiça, as ações integram um conjunto de medidas voltadas à modernização do sistema penitenciário piauiense, com foco na segurança, na gestão eficiente das unidades e no fortalecimento das políticas de ressocialização. (Daniel Santos)
A informação que à noite anterior, ele teria passado mal e levado ao hospital. Foi medicado com melhora e retornado ao presídio, sendo encontrado já sem vida dentro da cela por volta de 1h da madrugada.
Um conjunto de 45 notas de empenho do Sistema Integrado de Administração Financeira do Piauí (Siafe-PI), emitidas entre fevereiro de 2023 e junho de 2026, registra R$ 5.842.855,00 vinculados a emendas parlamentares de autoria do deputado estadual João Madison (MDB). O que chama atenção são as empresas, geralmente as mesmas e pelos contratos serem sem licitação.
Deputado João Madison
Os recursos passaram por quatro órgãos do governo do Piauí, entre eles a Coordenadoria da Juventude, a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), a Secretaria do Turismo (SETUR) e a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SEDA), e foram destinados quase sem exceção a patrocínios de shows, carnavais, festejos e eventos similares.
Outras duas notas de empenho, somando R$ 450 mil, fazem parte dos mesmos contratos mas estão registradas com outra origem de recursos. Uma delas usa a emenda do deputado Fábio Xavier (R$ 300 mil) e a outra não tem autor de emenda identificado (R$ 150 mil), esta última associada ao mesmo contrato (25015392, “Feira Criativa”) que também recebeu uma nota com emenda de Madison.
Do total mapeado, a maior parte (26 das 45 notas) foi destinada por licitação inexigível, com base no art. 25 da Lei 8.666/93 ou no art. 74 da Lei 14.133/2021, mecanismo usado para contratar artista ou fornecedor de natureza singular sem concorrência. Outras nove notas usaram dispensa de licitação. Nenhuma nota analisada registra um processo licitatório competitivo. (Portalaz)
Deputados estaduais com emendas garantidas no orçamento para gastar com o que lhes convier
Passa de R$ 90 milhões o dinheiro que deputados estaduais destinaram, via emendas impositivas ao orçamento estadual, para todos os tipos de festas e eventos no Piauí, desde festas juninas até festas de vaqueiros e shows com artistas com cachês que nunca são inferiores a R$ 100 mil. Más línguas dizem que é a festa do cabo-racha.(Portalaz)
A deputada estadual Gracinha Mão Santa (MDB) afirmou que a disputa por votos na Planície Litorânea deverá ser intensificada nas eleições de 2026 devido ao interesse de diversos pré-candidatos da base governista na região. Apesar do cenário de concorrência, a parlamentar disse acreditar que ampliará sua votação em Parnaíba e criticou políticos que, segundo ela, buscam votos fora de suas bases eleitorais apenas para complementar suas chapas.
Arquivo / O Dia
“Fogem das suas raízes”, diz Gracinha Mão Santa ao criticar “políticos oportunistas” na Planície Litorânea
Ao O Dia, ela comentou sobre a presença de nomes como o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), o deputado estadual Rubens Vieira (PT) e outros parlamentares da base governista que também atuam politicamente na região litorânea. Segundo Gracinha, a Planície Litorânea historicamente desperta o interesse de políticos de outras regiões do estado em busca de votos adicionais.
“Planície Litorânea, ela sempre foi visada por políticos que têm mais votos, às vezes, nas outras reuniões e vão lá para complementar votos. Isso é o que nós somos contra. Esses políticos oportunistas que só vão lá para complementar votos, que às vezes fogem das suas raízes, da sua cidade, porque lá não estão com esse poder moral”, afirmou.
Apesar das críticas, a deputada ressaltou que a região é democrática e que qualquer candidato pode buscar apoio junto ao eleitorado local. No entanto, ela defendeu que a população de Parnaíba sabe diferenciar aqueles que possuem atuação permanente na cidade dos que aparecem apenas em períodos eleitorais.
“Se você não faz bem na sua casa, você não deve ir para a casa vizinha. Mas aqueles que fizeram um bom serviço na outra casa, podem sim, a cidade é livre. Só que o povo de Parnaíba sabe em quem confiar e em quem não confiar. Estão contando, subestimando muito a cidade de Parnaíba. E hoje, com as redes sociais, se divulga o que quer. Mas não condiz com a realidade que você vê nos bairros, que você se sente nas ruas, com os clamores populares”, declarou.
A parlamentar também demonstrou confiança em relação ao próprio desempenho eleitoral e afirmou acreditar que sua votação será superior à registrada no último pleito.
“Muita água ainda vai rolar e acredito que em Parnaíba nós não sairemos com a mesma votação. Sairemos muito mais”, acrescentou.
Gracinha projeta até dez cadeiras para o MDB
Ao analisar o cenário eleitoral do MDB no Piauí para a disputa proporcional de 2026, Gracinha afirmou acreditar que a sigla tem potencial para conquistar nove vagas na Assembleia Legislativa e até alcançar uma décima cadeira, desde que haja empenho coletivo dos candidatos. A deputada, porém, ressaltou que costuma avaliar mais os nomes que compõem uma chapa do que a força partidária em si.
“Eu não voto por sigla. A sigla é necessária, principalmente no Legislativo, mas eu escolho pessoas. Já me decepcionei muito com partido. Então não crio expectativa em nome de sigla, mas sim de pessoas”, disse.
Na avaliação da parlamentar, o desempenho do MDB dependerá da mobilização de todos os integrantes da chapa, incluindo aqueles que tradicionalmente recebem menos atenção durante as campanhas.
“O MDB acredito que faça nove, se esforçarem, pode fazer o dez, assim como a gente fez no PP, que dizia que eram quatro, a gente conseguiu chegar no sete. Depende do esforço individual de cada candidato. Não vai depender só da Gracinha, só do Severo, só de alguns casos isolados, mas assim, não depende, só tem que ser o conjunto”, concluiu. (O Dia)
As obras do Hospital Universitário de Parnaíba (HU-UFDPar) seguem avançando conforme o cronograma de execução, com o início da etapa de fundação da edificação. Os serviços de concretagem das sapatas, estruturas responsáveis pela sustentação da base do prédio, já estão em andamento, representando um importante avanço na implantação do empreendimento.
Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba – Foto: Divulgação
A execução da obra contempla, nesta primeira fase, a construção do bloco ambulatorial, prédio administrativo, áreas de apoio, acessos internos e estacionamento. A área destinada ao estacionamento já passou pela etapa de terraplanagem e segue em preparação para as próximas etapas dos serviços.
Com investimento estimado em cerca de R$ 180 milhões, o Hospital Universitário de Parnaíba será um equipamento estratégico para a expansão da assistência em saúde, do ensino, da pesquisa e da extensão no litoral do Piauí. A unidade fortalecerá a formação dos estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), ampliando espaços para estágios, residência médica e produção científica.
O reitor João Paulo destacou que o empreendimento representa um marco para a universidade e para toda a região, ao integrar educação, inovação e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, o hospital ampliará a capacidade de formação na área da saúde e contribuirá para consolidar Parnaíba como referência regional em assistência médica.
Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba – Foto: Divulgação
Quando concluído em sua totalidade, o Hospital Universitário contará com 120 leitos, incluindo 20 de UTI, ampliando o atendimento de média e alta complexidade e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outros centros.
O deputado federal Florentino Neto ressaltou que o Hospital Universitário é resultado de um esforço conjunto e representa uma conquista histórica para Parnaíba e para todo o litoral do Piauí.
“Essa obra simboliza um grande avanço para a nossa região, porque une saúde, educação e desenvolvimento. O Hospital Universitário vai ampliar o atendimento à população, fortalecer a formação dos nossos estudantes e transformar Parnaíba em um importante polo regional de saúde e conhecimento. É um compromisso que estamos acompanhando de perto para garantir que esse sonho se torne realidade”, afirmou o parlamentar.
Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba – Foto: Divulgação
A implantação do HU-UFDPar conta com o apoio da bancada federal, com destaque para a articulação do deputado Florentino Neto, que lutou pelo projeto desde suas etapas iniciais por entender a importância do investimento para o fortalecimento da saúde pública e da educação superior no Piauí.
O Projeto aprovado na Comissão de Finanças segue para votação em plenário
A Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT) da Assembleia Legislativa do Piauí encaminha nesta quinta-feira (25) para votação em autorizações de empréstimos do Governo do Estado nos valores de $150 milhões de dólares, R$ 698,8 milhões de reais e 95 milhões de reais.
Durante a votação dos empréstimos, o deputado Gustavo Neiva (PP) se posicionou contra, afirmando que “nós estamos nos encaminhando para um caminho muito perigoso; estamos comprometendo as finanças do Piauí a curto, médio e longo prazo”. Fábio Novo rebateu, dizendo que os valores tomados estão sendo utilizados para acelerar o progresso do Estado.
A operação de crédito de 150 milhões de dólares, em valores atuais equivalente a 781,5 milhões de reais, será utilizada para o Programa Estradas Seguras, com ações voltadas à recuperação, melhoria, segurança viária, resiliência climática e modernização da gestão da infraestrutura rodoviária estadual. O empréstimo será tomado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O relatório na Comissão foi elaborado pelo deputado João Mádison (MDB).
Para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o valor de R$ 698,8 milhões será conseguido com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Executivo justifica que a operação se dá “pela necessidade de ampliação, modernização e fortalecimento da infraestrutura da rede pública estadual de saúde, com vistas à melhoria da qualidade da atenção integral prestada à população piauiense, assegurando atendimento regionalizado, equânime e em tempo oportuno”. Também coube a João Mádison a elaboração do parecer.
Por fim, R$ 95 milhões serão conseguidos com a Caixa Econômica Federal (CEF), no âmbito do Programa Saneamento para Todos. O Governo explica que o montante será utilizado para obras com módulos sanitários – conjuntos que incluem vaso, lavatório, chuveiro, sistema de tratamento de dejetos e reservatório de água. O Executivo aponta que o empréstimo beneficiará 3.519 famílias na zona rural piauiense. O parlamentar Fábio Novo (PT) foi o relator da matéria na Comissão.
Também estiveram presentes na reunião o presidente da Comissão, Franzé Silva (PT), o líder do Governo no Legislativo, Dr. Vinícius Nascimento (PT), e os deputados Hélio Isaías (PT), Wilson Brandão (PP), Nerinho (PT), Dr. Gil Carlos (PT) e Henrique Pires (MDB).(politicapiaui)