Fotografias, moedas, livros, troféus, prataria e relógios, são alguns dos muitos objetos do acervo histórico da Museu da Fundação Raul Furtado Bacellar. Peças que traçam momentos importantes da história da Parnaíba e do Estado do Piauí são guardados e preservados com todo o cuidado em salas da fundação. Esta fica localizada na Rua Vera Cruz, no centro da cidade.
De acordo com o presidente da Fundação Raul Furtado Bacellar, o museu tem peças com mais de 100 anos entre nacionais e estrangeiras. Ele disse ainda que o acervo fotográfico é composto por mais 3.300 fotografias, muitas delas inéditas que conta a história de Parnaíba. “Entre as fotografias, nós temos o registro do assentamento de trilhos do povoado Amarração (hoje Luís Correia) até o município de Parnaíba”.
O museu também possui mapas de engenharia que estabeleceram níveis altimétricos e manimétricos do solo de Amarração até Parnaíba e de Parnaíba a outras cidades da planície litorânea. “A catalogação é um meio que podemos recorrer para contar a história da maneira como ela foi. Pesquisadores científicos nos procuram para saber o que nós dispomos”, revelou o presidente da fundação.
Orgulhoso, Dr. Renato conta que o seu pai, Raul Bacellar tinha por hábito não vender nada, não comercializar nada. “Tudo ele guardava, as vezes de forma bem protegida, ele não se desfazia de nada. Em 1994, as peças passaram a ser catalogadas. Por isso, Parnaíba é considerada uma cidade invicta porque dispõe destas preciosidades históricas”.
O presidente da fundação disse ainda que continuará preservando toda a história que há no museu e revelou que no espaço é guardado o patrimônio histórico de Rubens da Páscoa Freitas, que a família fez questão de que ficasse guardado no Museu da Fundação Raul Furtado Bacellar.
Serviço de comunicação para o Brasil
Na Fundação Raul Bacellar, outro trabalho muito importante é realizado por Renato Bacellar e a equipe do local, que fazem a catalogação, separação de materiais como jornais impressos editados em Parnaíba e os remetem à parnaibanos e admiradores da cidade que moram em outros estados e países. Um dos parnaibanos que recebem mensalmente a correspondência trata-se do ex-ministro João Paulo do Reis Veloso, que sempre ao receber notícias de Parnaíba, liga para agradecer os jornais. Entre os impressos: Bembém, Piaguí, Norte do Piauí, Tribuna do Litoral e Correio do Norte.
Por Tacyane Machado