Um grupo de alunos, professores e coordenadores dos cursos de Matemática, Biologia e Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), campus Parnaíba, fomentaram um protesto ontem (01) pela manhã em frente a universidade contra uma medida do governo que autoriza o corte de bolsas do Pibid.
O Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. Pelo programa, ainda na universidade os alunos passam a estagiar em escolas conveniadas da Educação Básica e Ensino Médio.
A estudante do 8º período de Matemática, Lilian Cardoso, está no programa há três anos e teme prejuízos na sua formação com o cancelamento da bolsa. “O corte vai prejudicar tanto os alunos das escolas assistidas, quanto os universitários, pois nós vamos perder em experiência e os alunos perderão um auxilio em suas dificuldades de aprendizagem”, pondera.
Protestos similares contra os cortes acontecem durante toda essa semana em vários Estados do País contra a nova medida da pretendida “Pátria Educadora”, do governo PT.(Por Luzia Paula / Ascom)
