A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sofreu um corte orçamentário de mais de R$ 5,5 milhões de reais após novo contingenciamento anunciado pelo Governo Federal nesta quinta-feira (06/10). Segundo a UFPI, o novo bloqueio impõe a intensificação de ações para o enfrentamento dessa “preocupante realidade”.
A instituição relata que, embora a Administração Superior tenha adotado estratégias de contenção de despesas diante de constantes reduções nas verbas destinadas às universidades federais, despesas oriundas do retorno às aulas presenciais após a pandemia da Covid-19 fazem o orçamento ficar apertado.

Com isso, a UFPI anunciou que irá considerar medidas como redução de frota de veículos alugados e uma maior economia de energia elétrica. Estas medidas serão realizadas de forma dialogada e democrática, com participação das categorias que formam a Universidade.
“A Administração Superior também já está em diálogo com entidades representativas, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), para o alinhamento de ações, mobilização e a busca de soluções em conjunto”, disse.
Por fim, a UFPI reafirmou seu compromisso em continuar atuando em prol da manutenção de suas atividades para garantir a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade piauiense.(Victor Costa)